Foto: Divulgação/Crédito Cassiano Brezolla

O grupo Quarta Processos da Cena – Quarta Parede estreia no dia 02 de novembro, às 20h, na Estação Cidadania – CEU, o seu novo trabalho, “Complô C.O.M Gente”. Reunindo um coletivo de intérpretes e criadores, a proposta também se desdobra em oficinas abertas ao público, que contemplam acessibilidade. Reunindo um coletivo de intérpretes e pesquisadores de linguagens corporais para a cena, o trabalho se propõe transitar por referências e entre periferia-centro, caos-organização.

Complô C.O.M Gente nasce de laboratórios, pesquisa e experimentação. Assim, a cena pretende convergir em diferentes corporeidades e subjetividades para uma apresentação que dialogue com o público, com a coletividade que também o construirá. Das inquietações derivadas do processo de criação, o grupo indagou-se sobre como ser em si nunca é ser só; e de que ser em bando pode ser potente. É que, desde muito cedo, percebe-se que, por sobrevivência ou prazer, por (re)existência ou resiliência, por continuidade ou necessidade da própria validação do eu, é na coletividade que a vida acontece.

Depois da estreia, o trabalho segue em temporada em Caxias do Sul dia 03, também na Estação Cidadania – CEU, às 20h, dias 04 e 05, às 20h, na Sala Valentim Lazzarotto, junto ao Ordovás, e dia 10, às 20h, no Ponto Coletivo.

Além das apresentações, o projeto prevê a realização de três oficinas com recursos de acessibilidade. “Tramoia” é a oficina que aposta num embolamento propositivo no qual a trama aparece e torna-se rede. “Disco e Corpojóquei” são atividades nas quais o corpo pode a articular escolhas, mudar de rumo, mixar propostas e escolher músicas-movimentos. Já a oficina “Complô Dramatúrgico: estratégias compositivas do processo” aposta num complô entre artista, plateia e comunidade para questionar como se dão os processos dramatúrgicos da cena.

As oficinas serão realizadas dias 03 na Estação Cidadania – CEU e, dia 09, no Ponto Coletivo. Cada atividade tem a seguinte coordenação: oficina Tramoia com Gislaine Sacchet, Cibele Biasuz Stedile, Estrela Dinn e Bianca Poletto; Disco e Corpojóquei, com Tati Daros e Bia Poletto; e Complô Dramatúrgico: estratégias compositivas, com Gislaine Sacchet e Cibele Biasuz Stedile.

As apresentações contam com Bianca Poletto, Cibele Biasuz Stedile, Tatiane Bossle Daros, Estrela Dinn, Michael Vargas, Anna Cláudia Pereira, Tauê Rodrigues e Léo. Eles assinam também a criação do trabalho, que inclui Gislaine Sacchet, responsável ainda pela direção artística.

Complô C.O.M Gente  – Ficha Técnica
Realização: Quarta Processos da Cena-Quarta Parede
Direção Artística: Gislaine Sacchet
Produção Cultural e Executiva: Cibele Biasuz  Stedile e Bianca Poletto
Criação coreográfica: Gislaine Sacchet, Bianca Poletto, Cibele Biasuz Stedile, Tatiane Bossle Daros, Michael Vargas, Anna Cláudia Pereira, Estrela Dinn, Tauê Rodrigues e Léo.
Concepção Gráfica: Siano
Concepção e operação de luz: Gislaine Sacchet e Adelmir Francisco Matana
Trilha sonora: Tatiane Bossle Daros e Francisco Maffei
Assessoria de Comunicação: Carlinhos Santos
Video: Gustavo Dutra
Fotografia: Maurício Concatto
Acessibilidade: Monica Duso e Arneida Coutinho