O Sesc Bento Gonçalves promove um show especial intitulado “Tudo Passa”, reunindo alguns dos músicos da Serra Gaúcha que participaram da gravação da música “Tudo Vai Passar” em julho deste ano. O evento gratuito ocorre em Bento Gonçalves no dia 20 de novembro, às 19h, na praça Via Del Vino. Haverá shows também em Nova Prata, Fagundes Varela, Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Protásio Alves.
O espetáculo contará com a presença de Rodrigo Soltton, Gilmar Dias, Laura Dalmás, Ines Rizzardo, Cristian Sperandir e o Coro Canarinhos de Bento Gonçalves. Cada músico vai cantar quatro músicas do seu repertório, e no final todos cantam “Tudo passa”. Sobretudo, com essa união de artistas, o objetivo é levar uma mensagem de renovação e apoio a diversas comunidades da região.
Nesta terça-feira (5), artistas e representantes se reuniram nas dependências do Sesc Bento Gonçalves para oficializar a abertura da programação do projeto musical. Estiveram presentes o Secretário de Cultura e Turismo Evandro Soares, o diretor do Sesc Jaques Fachinelli, a Agente de Programas Sociais do Sesc Cristina Rasera e o Auxiliar de Programas Sociais do Sesc Guilherme Krema. Juntamente com o autor da música “Tudo passa” Gilmar Dias, o pianista e showman Rodrigo Soltton, a cantora Inês Rizzardo e o Maestro o Coro Canarinhos de Bento Gonçalves Celso Fortes.
A canção
Primeiramente, a canção “Tudo Vai Passar” surgiu como uma homenagem coletiva de músicos do Rio Grande do Sul, buscando inspirar esperança e resiliência em tempos desafiadores. Composta por uma equipe de artistas locais, a música é uma resposta à busca por dias melhores e à união do povo gaúcho em momentos de dificuldade.
A iniciativa foi realizada em parceria com o Sesc Mesa Brasil, programa de segurança alimentar que atua para minimizar os efeitos da fome e da pobreza. A música reuniu nomes importantes da cena musical gaúcha, transmitindo uma mensagem de solidariedade e apoio. Para além da letra, a iniciativa carrega um simbolismo potente: a união entre artistas de diferentes estilos e regiões. Com isso, mostra que a arte tem papel fundamental na construção de um sentido coletivo de esperança e pertencimento, especialmente apresentado neste show.
De acordo com a agente de programas sociais do Sesc, Cristina Rasera, o videoclipe gravado para a música teve alcance de 154 mil visualizações. Além disso, angariou fundos para doação aos afetados pela tragédia climática de maio deste ano.
“Isso nos deixou muito feliz! Também pela representatividade e participação dos nossos músicos de Bento Gonçalves. O videoclipe aliado ao projeto Sesc Mesa Brasil, nos auxiliou na captação de doações para serem revertidas em favor dos atingidos pela enchente”, disse.
Conforme a agente, os shows são uma forma agradecer os artistas que se engajaram na corrente de solidariedade. Ainda, reforça a importância desta agenda cultural que ocorre em seis cidades da Serra Gaúcha.
Texto: Cláudia Debona/Grupo RSCOM