Os amantes da música instrumental e autoral podem comemorar: nos dias 23 e 24 de novembro ocorre a quarta edição do Festival de Música de Nova Prata, com apresentações diretamente da Praça da Bandeira. Integram a programação Grupo UPA, Tatiéli Bueno em Tributo a Mercedes Sosa, Kiai, Gil Jazz Trio, Quinteto Canjerana, Cleômenes Jr Quarteto, Adrieli Sperandir, Uiliam Michelon Quarteto e Ana Matielo.
Com Financiamento Pró-Cultura – Secretaria do Estado da Cultura do RS e Realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, o Festival de Música de Nova Prata surgiu com o intuito de promover e difundir a produção de música instrumental e autoral do Estado do RS e já contou com edições em 2015, 2017 e 2021, proporcionando, através de programação gratuita, apresentações musicais de grupos autorais ou instrumentais do RS e atividades de formação, além de divulgar e fomentar novos talentos, com a Mostra Paralela.
Programação contará com cinco atrações convidadas
Cinco atrações foram convidadas para integrar a programação do evento: Grupo UPA, Tatiéli Bueno em Tributo a Mercedes Sosa, Kiai, Gil Jazz Trio e Quinteto Canjerana. As performances ocorrem no palco montado na Praça da Bandeira, após as apresentações da Mostra Paralela.
No sábado, às 19h, o público poderá conferir a performance de Gil Jazz Trio. Formado por Gilberto Oliveira no violão e guitarra, Dani Vargas na bateria e Rodrigo Maia no baixo, o grupo foi criado em 2015 com músicas autorais compostas pelos seus integrantes e algumas releituras de músicas de outros compositores, com influências de nomes como Baden Powell, Hélio Delmiro, Victor Assis Brasil e Cesar Camargo Mariano.
Às 20h, é a vez do Quinteto Canjerana. Criado em 2012, o Quinteto Canjerana tem o propósito de compor e executar temas instrumentais de cunho nativista gaúcho aliados a arranjos inovadores trazidos da música contemporânea. Com dois álbuns lançados, o grupo formado por Zoca Jungs (guitarra), Alex Zanotelli (contrabaixo), Fernando Graciola (violão), Mauricio Horn (acordeon), Maurício Malaggi (bateria e percussão) apresenta temas autorais que propõem uma sonoridade gaúcha contemporânea, considerando elementos da música de câmara permeados com espaços para improvisação e diálogo entre os instrumentistas, mas sempre tendo como referência essencial o folclore sulino.
Encerrando a primeira noite de festival, Tatiéli Bueno apresenta seu Tributo a Mercedes Sosa às 21h. Criado em 2014, o projeto tem como objetivo aclamar a música latino-americana com todo o encanto e o charme da língua espanhola envolto nas cores do folclore argentino e reverência a uma das maiores cantoras já existentes. Tatiéli apresenta versões de “Duerme Negrito”, “Volver a los 17”, “Gracias a la vida” e “Solo le pido a Dios”, entre outras canções interpretadas por Mercedes durante sua próspera carreira.
No domingo, a programação conta com performances de Kiai e Grupo Upa! Às 18h, o público acompanhará a apresentação do Kiai. Formado em 2014 pelos instrumentistas Marcelo Vaz no teclado/piano, Dionísio Souza no baixo elétrico/violão e Lucas Fê na bateria em Rio Grande, como um laboratório de estudos para praticar temas musicais de comum interesse, possibilitando na junção o desenvolvimento mais específico das características de cada um em seu instrumento. Com três álbuns lançados como trio, além de projetos em parceria com Paola Kirst, Zudizilla e Guilherme Kuri, o grupo promove apresentações recheadas de improvisos, apresentando uma fusão de estilos, ritmos, personagens e instrumentos, fundada no jazz e na música afro-brasileira.
O festival encerra às 19h com o Grupo UPA! Formado por oito integrantes, com regência e direção artística de Federico Trindade, a voz é o principal instrumento, apresentando músicas a capella ou agregando em seus arranjos elementos de percussão, percussão corporal e outros instrumentos, como piano e violão. O grupo apresentará uma versão de seu espetáculo “Ao Vivo e em Cores”, que já integrou a programação do maior festival de música vocal do mundo, o Aarhus Vocal Festival na Dinamarca. No repertório, ritmos como ijexá, samba, tango, maracatu, baião e zamba e composições de nomes como Milton Nascimento, Marisa Monte, Gilberto Gil, Dominguinhos, entre outros.
Mostra Paralela conta com quatro atrações selecionadas através de convocatória
A cada dia do festival, a Mostra Paralela apresenta ao público duas atrações, que se apresentam antes da programação principal do evento. A curadoria, formada pela artista, jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin, pelos músicos Diego Berquó e Jonatas Ferreira e pelo também músico e diretor do festival, Lucas Volpatto, teve o imenso desafio de eleger quatro atrações entre 71 inscritos.
“A lista de inscrições revelou uma cena muito rica, vinda dos quatro cantos do RS, que retrata a diversidade e talento da música produzida no nosso Estado”, revela Volpatto. “Buscamos nesta seleção ampliar ao máximo possível a representatividade, trazendo outros estilos e linguagens, além de nomes de destaque da nossa cena, para que junto à programação principal, contemplem uma programação múltipla, proporcionando ao público da região a oportunidade de conhecer novos nomes e sonoridades.
Agradecemos imensamente a todos os artistas que enviaram seus trabalhos. Os números revelam um grande interesse pelo festival, que ao longo de suas edições foi construindo sua imagem, e isso é uma alegria para nós, que há quase 10 anos trabalhamos no projeto. Esperamos que na 5a edição possamos ampliar o número de atrações na Mostra, oferecendo mais oportunidades no nosso palco”, afirma.
As quatro atrações selecionadas são Ana Matielo, Adrieli Sperandir, Cleômenes Jr Quarteto e Uiliam Michelon Quarteto. Clêomenes Junior Quarterto e Adrieli Sperandir se apresentam às 17h e 18h de sábado, e no domingo, Uiliam Michelon Quarteto sobe ao palco às 16h, seguido de Ana Matielo às 17h. A Mostra Local, que promove espaço para iniciativas e artistas da cidade, contará com performances da Associação dos Músicos Pratenses, Grupo Vozes de Galpão e Grupo de Violão da Casa de Cultura de Nova Prata, também na Praça da Bandeira, abrindo a programação a partir das 15h.
IV Festival de Música de Nova Prata
23 e 24 de novembro, em Nova Prata/RS
Programação:
Sábado, 23 de novembro
1o Nova Prata Drum Fest (Deck Lounge – R. Gen. Flores da Cunha, 1055)
Oficinas
11h – Laércio Schallenberg (Schallera Custom Drums)
14h – Ébano Santos (Frases em Grupos)
15h – Zé Montenegro (50 anos de bateria)
Shows – Praça da Bandeira
15h – Mostra Local – Associação dos Músicos Pratenses
16h – Mostra Local – Vozes de Galpão
17h – Mostra Paralela – Clêomenes Junior Quarteto
18h – Mostra Paralela – Adrieli Sperandir – Primavera Brasileira
19h – Gil Jazz Trio
20h – Quinteto Canjerana
21h – Tatiéli Bueno – Tributo a Mercedes Sosa
1o Nova Prata Drum Fest (Deck Lounge – R. Gen. Flores da Cunha, 1055)
Show
23h – Jambo Trio
Domingo, 24 de novembro
1o Nova Prata Drum Fest (Deck Lounge – R. Gen. Flores da Cunha, 1055)
Oficinas
11h – Márcio Kbecinha (lançamento do livro “Tá na mão”?)
13h – Lucas Fê (A Arte da Improvisação)
14h – Hernan Voyzuk & Bosphorus Cymbals Brasil (Bateristas e Prateristas)
15h – Ricardo Arenhaldt (A música Gaúcha Contemporânea)
Shows – Praça da Bandeira
15h – Mostra Local – Grupo de Violão da Casa da Cultura de Nova Prata
16h – Mostra Paralela – Uiliam Michelon Quarteto
17h – Mostra Paralela – Ana Matielo
18h – Kiai
19h – Grupo Upa!