Foto: Fran Duarte/Divulgação/Crédito

A cidade de Nova Petrópolis, na Serra gaúcha, recebe nesta quarta-feira (20), a Mostra Tum Tum, festival que chega à 10º edição e que, pela primeira vez, leva shows para além do território de Caxias do Sul. A cantora Fran Duarte interpretará Clara Nunes, às 19h30min, no palco da Feira do Livro de Nova Petrópolis, com entrada franca.

A atividade faz parte da edição comemorativa aos dez anos da Mostra Tum Tum que começou em julho deste ano, com atividades socioculturais que tiveram como públicos crianças e idosos atendidos pela rede pública de Caxias do Sul. De 28 de outubro a 2 de novembro de 2024 ocorreu a Semana Tum Tum. Com atividades formativas que dialogam com o universo do mercado cultural. Em janeiro, fevereiro e março, artistas selecionados em edital se apresentam na cidade, no Tum Tum de Verão e em abril, ocorre o Show de Encerramento, também em Caxias do Sul.

A Mostra é uma realização da Tum Tum Produtora com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com recurso da Lei Complementar nº 195/2022. Conta com Apoio Cultural de Metadados e RandonCorp, apoio do Grupo RBS, e parceria de Sesc Caxias do Sul, Fecomércio e Bigode Design.

A programação da Mostra Tum Tum 10 pode ser acompanhada pelo @mostratumtum no Instagram, Facebook, TikTok e You Tube.

Sobre a atração
Fran Duarte – Potência e personalidade são marcas da voz da cantora Fran Duarte, nascida numa família onde a música sempre foi tratada como um assunto sério. Em 1991 passou a fazer parte do Coro da Sociedade de Cultura Musical. Em 1995 chega na Lucille Band, onde ficou 12 anos e gravou dois CDs. Produziu trilhas musicais para peças de teatro, sendo premiada (Melhor Trilha-Sonora) no Festival de Teatro de Ibirubá pelo seu trabalho em “A Cigarra e a Formiga”, montagem do grupo caxiense Atores Reunidos.

Presença mais que assídua do Mississippi Delta Blues Festival, Fran participou de absolutamente todas as edições do evento, não só em Caxias do Sul, mas também em Gramado e no Rio de Janeiro. Foi solista em apresentações da Orquestra Municipal de Caxias do Sul, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias e Orquestra de Sopros de Garibaldi.

Como artista solo, cantou dos dois lados do Atlântico, se apresentando em palcos norte-americanos e europeus. Em 2012 lançou “Sol da Manhã”, seu primeiro CD, com produção de Zé Natálio (Papas da Língua). Em 2018 criou um projeto que paga tributo a sua principal influência — “Fran Duarte canta Aretha Franklin”. Em 2020 integrou o lineup do Cosquín Rock, um dos importantes eventos ligados ao blues na Argentina, cantando frente a 80 mil espectadores. Neste mesmo ano ainda produziu e protagonizou o espetáculo “Woman’s Blues”, além de produzir o projeto online “Nós Todo Mundo Festival” e lançar o single “Song for Me”. Como vocal coach, Fran Duarte ministra aulas, workshops e oficinas de técnica vocal, canto e expressão tendo formação em Pedagogia Vocal pela Full Voice Institute.

Sobre a Mostra Tum Tum
A Mostra Tum Tum engaja públicos diversos na Serra Gaúcha e já chegou a 100 mil pessoas por meio de mais de 60 shows cuidadosamente escolhidos. O festival conta com uma curadoria atenta, que vem aproximando públicos por meio das performances de músicos e musicistas estabelecidos e de novos artistas, aliando o tradicional às experimentações mais vanguardistas.

Pelos palcos da Tum Tum já passaram grandes nomes da música brasileira como Azymuth, Filipe Catto, Anelis Assumpção, Hamilton de Holanda, Jacques Morelenbaum, Badi Assad, Bixiga 70, Guilherme Kastrup, Alegre Corrêa, André Mehmari, Maestro Spok Frevo, Luê, Pedra Branca, Bianca Gismonti e Leila Maria; atrações da América Latina como Nacion Ekeko, Ernesto Holman Trio, Federico Nathan Quinteto, El Club de Tobi, Klezmeron Orquestra Finoli, La Banda Flotante, Diego Janssen, La Ventolera, Cuarteto Sur, Tamboorbeat e além, é claro, de músicos gaúchos como Paola Kirst, Syon Trio, Yangos, CCOMA, African Jazz, Kiai, Funkalister, De Boni e Henz, Afroentes, Triuna Mantra, Quartchêto, Choros de Balcão, entre tantos outros.