Foto: Vila de Natal/Crédito Úrsula Schilling/Pauta

Passar por Gramado durante o Natal Luz, é, necessariamente, além de prestigiar os diferentes espetáculos, passar pela Vila de Natal e arredores. Localizada na Praça das Etnias, pode ser vista por quem chega à cidade pelo pórtico principal. O espaço tem entrada gratuita e funciona diariamente, das 9h às 20h, até o dia 19 de janeiro.

No local, ficam casas temáticas onde funcionam lojas de artesãos gramadenses, com uma infinidade de produtos, de itens alimentícios, a todo tipo de adereços e bonecos natalinos. Estes últimos, aliás, para todos os gostos, todos os bolsos e todos os tamanhos de mala. Ou seja, é possível levar um ímã de geladeira como lembrança, mas também há, por exemplo, um Papai Noel em um balanço de quase 1 metro de altura.

Enfeites de árvores em madeira, tecido, crochê. Renas, biscoitos de gengibre, pinguins, ursinhos de pelúcia, bonecas de pano e, para os menos tradicionais, até capivaras natalinas. A diversidade de produtos e o carisma dos comerciantes pedem, pelo menos, um par de horas na Vila.

Casa do Papai Noel

É na Vila de Natal que fica a Casa do Papai Noel, aberta todos os dias das 14h às 18h, fechando por 30 minutos às 16h, quando ocorrem, no palco instalado entre as lojas, apresentações de teatro, música e mágica também gratuitos. A visitação à morada do bom velhinho ocorre por ordem de chegada, quando crianças e suas famílias podem fazer fotos e colocar sua cartinha com o pedido na árvore de Natal. É importante levar a carta pronta ou papel e caneta na bolsa.

Para quem deseja seguir o passeio a pé, ainda na Praça das Etnias, é possível visitar a Casa do Colono, onde há venda de produtos típicos: pães, cucas, embutidos, queijos, doces e bebidas. A poucos passos, bem ao lado, está a Casa do Artesão, com expositores locais e seus trabalhos artesanais, esses não necessariamente relacionados às festas.

Foto: Papai Noel do Natal Luz/Crédito
Cleiton Thiele

Nos arredores
E tem mais: saindo da Praça, basta atravessar a avenida para, além de apreciar toda a decoração do Natal Luz distribuída pela cidade, chegar à famosa Rua Torta, que, durante essa época, é uma verdadeira exposição de arte a céu aberto. Seguindo a passo tranquilo, rapidamente se chega à Avenida Borges de Medeiros, coração da cidade. Ao andar por ela, no canteiro central, ficam as dezenas de pinheiros do Tannenbaumfest, tradicional momento em que eles são decorados por empresas e instituições locais, cada uma a seu estilo. Lojas, escritórios, restaurantes, entidades são seu toque à árvore, enchendo os olhos de quem passa e representando seu vínculo com Gramado e com o evento. Sem mencionar toda a oferta de comércio e gastronomia ao longo de todo o percurso.

Foto: Tannenbaumfest/Crédito Cleiton Thiele/SerraPress

Pela Rua Borges de Medeiros também se chega à Rua dos Arcos, onde ocorre, todas às quartas, sextas e domingos, O Grande Desfile de Natal. Bem ao lado, fica a Gramado Store, loja Oficial do Natal Luz e de todos os grandes eventos do município. Seguindo a jornada, chega-se à Rua Coberta, outro ponto famoso, onde ocorrem, de terças a domingos, espetáculos musicais com entrada franca.

A Rua das Renas 

Em capítulo à parte na decoração do 39º do Natal Luz de Gramado, a Rua Torta, visitada por 10 em cada 10 turistas, vira a “Rua das Renas”. Do alto a baixo, a via conta com 14 renas em tamanho real. Cada uma das esculturas foi pintada à mão por um artista local. Aqui, além de registros fotográficos, vale apreciar sem pressa as criações e escolher a sua preferida, se isso for possível diante da riqueza dos trabalhos, que foram escolhidos a partir de seleção pública realizada pela Gramadotur – Autarquia Municipal de Turismo.

Foto: Rua das Renas/Cleiton Thiele

Dicas para aproveitar o melhor do Natal Luz

Já se foi o tempo em que, especialmente na Região Sul, as estações do ano eram bem definidas. Afora isso, a Serra gaúcha é conhecida pelo seu clima, geralmente mais ameno no verão e muito mais frio que o restante do país no inverno. Mesmo assim, as variações – ou todas as estações no mesmo dia – também acontecem. Por isso, os turistas que viajam até Gramado para viver o Natal Luz precisam se preparar.

Confira abaixo algumas dicas para aproveitar o passeio com conforto e sem imprevistos:

Nativitaten
Grande estrela do Natal Luz, o Nativitaten é um espetáculo externo, que ocorre no lago do Serra Park. As arquibancadas são cobertas, mas isso não impede a passagem do vento. Ainda que o dia tenha sido de calor, é comum que, em Gramado, haja uma grande oscilação de temperatura, com noites frias, com menos de 15 graus, mesmo na primavera e no verão.  Por isso é recomendado levar um agasalho mais reforçado: casaco, manta, e até touca e luvas para as crianças.

Foto: Nativitaten/Crédito Cleiton Thiele/SerraPress

O Grande Desfile de Natal
Outro momento que sempre reúne público expressivo, três vezes por semana, é O Grande Desfile de Natal. Realizado ao ar livre, na Rua do Arcos, garoas e chuvas fracas podem ocorrer durante o espetáculo. Para os desprevenidos, há venda de capas impermeáveis no local. Na dúvida, vale ter um guarda-chuva na bolsa. Tanto aqui, quanto no Nativitaten, são vendidas mantas da Loja Oficial do Natal Luz, peças versáteis que servem para cobrir as pernas, os ombros ou proteger carrinhos de bebê, por exemplo.

Vila de Natal
Atração gratuita, a Vila de Natal fica na Praça das Etnias e funciona diariamente das 9h às 20h. No local, são vendidos produtos artesanais de profissionais gramadenses, há um palco com apresentações natalinas e é onde fica a Casa do Papai Noel, aberta à visitação também todos os dias das 14h às 18h. Por ser em espaço aberto, a Vila está sujeita às mudanças de clima. Por isso, aqui se aplicam as dicas anteriores quando a frio e chuva, com um adicional: protetor solar, chapéu e até o guarda-chuva (que já deve estar na mochila) são bem-vindos quando o sol for mais forte.

Na hora da fome
Ter um lanche rápido e água é sempre uma boa pedida, mas, em caso de esquecimento, ou quando um passeio emenda no outro e não há tempo de muitos preparativos, todos os locais de shows dispõem de venda de alimentação. No O Grande Desfile de Natal e no Nativitaten, há uma infinidade de lanches como cachorro quente, pastel, pipoca e churrasquinho comercializados por entidades locais. O valor arrecadado será todo destinado a instituições sociais de Gramado.

Em caso de chuva
Em dias de chuva fraca, nenhuma atração do Natal Luz deixa de acontecer. Há exceções, para ocasiões de clima extremo, como ventos fortes e chuva torrencial. Nesses casos, a Gramadotur avalia tecnicamente a segurança do público e das equipes (apoio e artistas) e pode optar pelo cancelamento. Se a atividade for paga, é possível solicitar o reembolso ou o reagendamento conforme disponibilidade de lugares em outras datas.

Dicas gerais – que valem para todas as atrações:
– chegue cedo: isso permite que os lugares sejam ocupados com tranquilidade e evita correrias;
– identifique as crianças: em locais de grande movimentação de público, é indicado que as crianças sejam identificadas, com os contatos dos pais, com pulseiras ou crachás;
– antecipe-se: se o espetáculo for pago, tenha sempre o ingresso e a documentação necessária em mão antes de chegar à entrada;
– leve um agasalho (e um guarda-chuva) na bolsa: dias de sol e calor podem ser de noites frias e chuvosas;
– esteja confortável: priorize roupas e calçados confortáveis – aqui é hora de colocar um tênis -, especialmente se quiser curtir a decoração da cidade a pé;
– programe-se: sempre que possível, trace seu roteiro, compre ingressos e faça reservas (hotéis e restaurantes) com antecedência.

Para conhecer a programação completa e comprar ingressos, acesse o site oficial do Natal Luz.