Um gaúcho está brilhando nas pistas de gelo italianas, mais precisamente em Turim. Até o dia 23 de janeiro, o patinador artístico Arthur Alcorte participa dos Jogos Mundiais Universitários de Inverno, que estão acontecendo na região italiana de Piemonte.
Oriundo do patins sobre rodas, o jovem iniciou sua carreira na modalidade em 2023. Talento nato, sua garra e dedicação fizeram com que, em pouco tempo, colocasse seu nome entre os melhores do mundo. Atualmente, ele é o bicampeão brasileiro e campeão sul-americano de patinação no gelo na categoria sênior, sendo este último título o responsável por garantir sua vaga na Universíades.
Arthur Alcorte faz parte da equipe da Arts and Sports Snowland Academy – ASA, criada e mantida pelo parque Snowland, de Gramado. Desde 2017 a academia está comprometida na promoção de esportes no gelo e na neve, tanto no país quanto na América do Sul, e no desenvolvimento de atletas brasileiros de alto nível.
A gerente de Entretenimento da Gramado Parks, Cris Garcia, destaca que a participação do patinador representa uma conquista significativa não apenas para Alcorte, mas também para a ASA. “Esta é segunda vez que a academia envia um atleta para esta competição. O patinador Laerte Ruanh de Oliveira foi o primeiro homem brasileiro a competir nos Jogos Universitários de Inverno, em 2019, em Krasnoyarsk, Rússia. Um feito histórico para o nosso País”, recorda.
A trajetória de sucesso dos desportistas reflete, ainda, a dedicação e know-how do renomado técnico da Arts and Sports Snowland Academy, Eduardo Garcia. Com mais de 30 anos de experiência em espetáculos internacionais, como Holiday On Ice e Disney On Ice, vem desempenhando um papel fundamental na formação de todos os campeões de patinação artística no gelo da academia, da sua fundação até hoje.
Recentemente, o técnico retornou do centro de excelência em patinação artística no gelo Shattuck St. Mary’s, em Minnesota (EUA), onde participou como Visiting Coach ao lado de treinadores e atletas olímpicos. “O trabalho é continuo e de persistência. O resultado pode ser conferido através do desempenho desses atletas, que estão levando o nome do Brasil aos palcos mais importantes dos esportes de inverno”, afirma ele, que completa: “Tenho certeza de que Arthur vai apresentar na competição não só técnica apurada, mas também orgulho e a determinação de representar o Brasil com excelência”.
Bianual, a competição é promovida pela Federação Internacional de Esportes Universitários – FISU e reúne atletas de todo o mundo competindo em 11 modalidades de esportes praticados no gelo e na neve. As competições de patinação artística no gelo serão realizadas em Turim, ao lado de modalidades como short track e curling.
Alteta Arthur Alcorte
Começou a patinar sobre rodas aos quatro anos de idade, e se tornou um atleta de alto rendimento em 2011, com apenas 8 anos. Desde então, acumulou 15 títulos em Campeonatos Brasileiros, Sul-Americanos e Pan-Americanos. Em 2023, fez sua estreia na patinação artística no gelo, conquistando o título de campeão brasileiro em sua primeira temporada.