Bento Gonçalves possui rico cenário nas Artes Plásticas ou Visuais e cada vez mais nomes se juntam e enriquece a produção artística da área. Até o dia 17 de fevereiro, a comunidade está convidada para conhecer a primeira mostra de Vanessa de Carvalho. “Com amor” traz 10 quadros desenvolvidos por meio do figurativo, com pinceladas de abstrato.
Nessa sua mostra solo, Vanessa concretizou a sua arte por meio da tinta acrílica, tendo até mesmo utilizado outras técnicas, para conseguir o efeito desejado.
“Em alguns quadros utilizo o pincel bem carregado de diversas tintas para trazer uma camada mais grossa e com mesclado colorido, utilizei espátula, e em um deles com nome ‘Beijos com G’ (o quadro azul) fui marcando o fundo com a minha própria boca para ficar com o efeito de ‘beijos’ como desejado”.
O título da mostra “Com amor” pode evocar diversos significados, mas, aqui, as telas representam um período sentimental importante para Vanessa.
“Veio de mim como um sentimento que sinto por alguém, e estava tão imensamente gigante que tive de colocar nas telas pois não cabia mais no peito. Surgiu na verdade na ideia de um pedido de namoro, queria que fosse especial, então pensei ‘Por que não pedir com a ferramenta que eu mais amo na vida? Com a arte’. O projeto cresceu mais do que imaginava e o pedido se concretizou, aconteceu e foi aceito na exposição na quinta-feira do dia 23 de janeiro”.
As Artes Plásticas surgiram naturalmente na vida de Vanessa De Carvalho, mais precisamente na adolescência. E na pandemia, quando tinha 16 anos, “comecei a pintar de fato quadros, algumas roupas, aquarelas, desenhava agora um pouco melhor. Acredito que pelo momento que a pandemia foi desencadeou a ‘artista’ em mim, tinha que buscar uma válvula de escape da realidade conturbada. Fui aprimorando minha técnica desde então sem cursos nem aulas, mas sempre me achando”, diz Vanessa que atualmente está cursando Ciências Biológicas.
E parece que as Artes Plásticas veio para ficar, pois Vanessa já traz esse olhar que transborda de vontade de transformar a realidade em Arte.
“Aos olhos dos artistas tem arte em toda a parte. Às vezes é um sentimento, é uma música que não se para de ouvir, é uma casa, uma rua no centro da cidade, pode ser até uma pessoa. ‘Arte’ é a forma que eu decidi encarar o mundo. É preciso ter algo na vida para fazer, assim como um hobbie que se ame muito, e no meu caso é a arte visual/plástica”.
Serviço
O que: mostra “Com amor”, de Vanessa De Carvalho
Período de visitação: até 17 de fevereiro
Horário: 8h às 17h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto