Envolvimento é a palavra chave do 30º Festimalha, uma edição comemorativa marcada por uma trajetória de crescimento, inovação e muito trabalho cooperativo. O respeito por essa história de engajamento foi evidenciado pelo prestígio na cerimônia de abertura, que contou com a presença do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Luís Augusto Lara, além de outras autoridades estaduais.

Com uma expectativa de atrair 80 mil visitantes, a feira segue até 9 de junho, sempre de quintas a domingos, das 10h às 19h, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis.

Leite disse que as malhas aquecem, mas o calor humano de Nova Petrópolis aquece o coração das pessoas e é o que move esta capacidade produtiva e o empreendedorismo do povo gaúcho. “Abrir o Festimalha no Dia do Trabalho é um exemplo da nossa vocação. Aqui, estão presentes nossos grandes valores”, ressaltou. Ao dizer que não tem como decretar o início do frio, o governador reforçou seu compromisso com a redução da burocracia, da carga tributária e de melhorias para a logística. “Metade do imposto pago por vocês não volta em investimentos, pois está comprometido com o sistema previdenciário. Precisamos dar espaço para quem quer empreender. É isso que vocês aqui no Festimalha estão fazendo e é isso que juntos podemos fazer mais e melhor”, destacou.

Com o mesmo pensamento, Lara também falou do compromisso do Legislativo para ajudar o Estado a ser mais competitivo. “Sofremos com uma carga tributária que é desleal. Nosso papel enquanto Assembleia Legislativa é atuar de forma participativa para que essa situação mude. Com sinergia somos mais fortes que a soma das partes”, assegurou. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) – entidade promotora -, Marcos Alexandre Streck, abriu seu discurso dizendo que não é por acaso que o slogan desta edição fala de envolvimento. “O Festimalha é um exemplo nacional de sucesso e longevidade. Nossa capacidade e coragem de criar nos trouxe até aqui e hoje somos a maior feira de malha tricot do país, uma conquista fruto do engajamento de todos os segmentos da sociedade”, frisou. Streck também evidenciou algumas inovações da edição como a criação da Coleção de Descontos, a climatização do Centro de Eventos e a renovação de marcas no Espaço das Malhas, nos Acessórios e na Praça da Alimentação.

O diretor do Departamento de Malharias da ACINP, Márcio Kny, falou da importância da feira não somente para o setor como também para toda a cidade. “O Festimalha representa 40% da venda anual de malhas de Nova Petrópolis, o que nos move a seguir aperfeiçoando processos produtivos para nos manter competitivos. Tecnologia e produção artesanal fazem de nossas malhas peças únicas”, salientou. O prefeito do Jardim da Serra Gaúcha, Régis Luiz Hann, enalteceu a coragem de quem começou. “Nosso povo é acolhedor e trabalhador e nossas malhas aquecem o Rio Grande do Sul e o Brasil”, finalizou. Também marcaram presença os deputados estaduais Elton Weber, Kelly Moraes e Neri, o Carteiro.

Aproveitando o feriado do Dia do Trabalho, a maior feira de malha tricot do Brasil abre com 66 expositores, sendo 47 malharias locais, 13 pontos gastronômicos e seis de acessórios. A expectativa é atrair 80 mil visitantes, quatro vezes a população da cidade, em 25 dias. A grande atração do evento são as malhas autorais com design local, que chegam colorindo os estandes, trazendo modelagens e texturas variadas para todos os estilos e idades. A revitalização do mix da feira com novas marcas de malhas se estende nos acessórios e na gastronomia, que ganha mais destaque com pratos da culinária típica alemã, agora presentes na Praça de Alimentação. Apresentações acústicas com talentos regionais embalam a programação. Outra novidade é a climatização do Centro de Eventos de Nova Petrópolis. A iniciativa é garantia de maior conforto aos visitantes, especialmente na hora de provar as malhas, gerando uma experiência mais agradável.

No segundo piso, um ambiente especialmente criado para degustar, descansar e se divertir. É o Espaço Cervejaria Traum. Agora aberto todos os dias do evento, oferece degustação de cervejas artesanais, serviço de barbearia, lounge e até lareira. Ao lado, para tranquilidade dos pais, a Terra do Brincar é o espaço onde as crianças se divertem de verdade. O resgate do lúdico de antigamente, com conceitos de sustentabilidade e valorização dos fazeres, promete ficar na memória dos pequenos, enquanto os pais visitam a feira.

Vouchers para curtir a cidade
Para fomentar ainda mais os negócios na feira e na cidade, aproveitando o fluxo de visitantes do período, a ACINP aposta na Coleção de Descontos Festimalha 2019, uma das inovações desta edição. Ao chegar no Festimalha e adquirir o ingresso, o visitante recebe um bloco com vouchers, que poderá ser utilizado conforme o interesse e necessidade do consumidor. A promoção é válida para ingressos pagos, incluindo meia entrada. Uma rede formada por 36 estabelecimentos comerciais, inclusive gastronômicos e hoteleiros, integram a ação. Juntos, estarão oferecendo descontos e vantagens durante o período do evento.

O FESTIMALHA
O que: 30º Festimalha
Quando: De 1º de maio a 09 de junho de 2019 (25 dias de feira)
De quintas a domingos, incluindo dia 1º de maio (quarta-feira – Feriado Nacional)
Horário: das 10h às 19h
Onde: Centro de Eventos de Nova Petrópolis
Promoção: Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP)
Expositores: 66 (47 malharias, 13 pontos gastronômicos e seis pontos de acessórios)
Área de exposição: 2,7 mil m² de área coberta
Mais informações: www.festimalha.com.br

Fonte: Conceito Com / Fotos: Divulgação