Os primeiros passos que vão embalar o 26º Bento em Dança foram dados. O evento que transforma a Capital Brasileira do Vinho na Capital da Dança será realizado de 6 a 13 de outubro, levando a arte para diversos espaços da cidade. Milhares de bailarinos do Brasil e do exterior participarão como concursantes ou fazendo as dezenas de oficinas em diferentes técnicas com grandes nomes da dança. A promoção é da Associação Cultural Bento em Dança.
Considerado um dos principais festivais de dança do país no gênero, o Bento em Dança quase deixou de ser realizado. No ano passado, driblando dificuldades pela falta de incentivo, a presidente Erci Grapiglia, chegou a anunciar o fim do festival. Entretanto, diante do movimento #ficaBentoemDança, liderado pelos próprios bailarinos, coreógrafos e professores, e da confirmação do patrocínio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), o festival segue cumprindo seu papel. “O espetáculo vai continuar graças ao apoio decisivo do CIC, que garantirá a cobertura de investimentos imprescindíveis para a realização do festival. O mundo da arte da dança só tem a agradecer”, destaca Erci.
Em 25 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Somente em 2017, foram 627 coreografias, 18 oficinas e aproximadamente 6 mil bailarinos. Foram cerca de 50 horas de apresentações em oito noites de espetáculos, todas abertas ao público com ingresso a preço popular. O ballet, nos gêneros Clássico de Repertório e Neoclássico e Clássico Livre somou o maior número de inscrições com cerca de 300 coreografias. Jazz, Estilo Livre, Técnicas Contemporâneas de Dança, Danças Populares, Danças Urbanas e Sapateado completaram a relação de gêneros da dança.
O regulamento do 26º bento em Dança já está definido e as inscrições abrem durante o mês de julho.
SERVIÇO
Quando: 6 a 13 de outubro de 2018
Onde: Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Horário dos espetáculos (concursos): a partir das 18h
Números do 25º Bento em Dança (2017)
Coreografias: 627
Horas de espetáculos: 50h em oito noites
Bailarinos: mais de 6 mil
Países: Argentina, Brasil, Chile, Itália, Uruguai e Venezuela
Oficinas: 18
Horas de aulas: 69h
Fonte: Exata Comunicação / Fotos: Divulgação