A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Unidade Bento Gonçalves inaugura em maio (na primeira quinzena do mês) uma nova estrutura com Casa de Apoio.
O espaço visa hospedar, com conforto e amparo, pessoas que se deslocam de outras cidades até Bento Gonçalves para realizar tratamento oncológico. No total, serão 16 acomodações oferecidas, recebendo tanto usuários como seus acompanhantes. Além da hospedagem, os acolhidos terão direito a quatro refeições ao dia. O espaço dispõe de salas para convivência, grupos de apoio, oficinas de artes, espaço para palestras e ações da entidade.
A Aapecan está localizada na Rua Avaí, 89, Bairro Maria Goretti, em Bento Gonçalves. Para a coordenadora da Unidade, Tatiele Medeiros, a ampliação do atendimento da Aapecan em Bento Gonçalves é uma grande vitória para a associação: “depois de muito insistirmos na busca de um lugar ideal para a instalação da Casa de Apoio, hoje tornamos o nosso sonho realidade. Todos os espaços foram feitos com muito amor e carinho para proporcionar o melhor conforto a quem precisa de nossa ajuda. Vale salientar aqui também toda a atenção que as pessoas têm da nossa equipe técnica”, explica a coordenadora.
Raiama Balestra, assistente social da Aapecan na cidade, conta que o serviço de acolhimento institucional provisório faz parte da proteção social que garante moradia, alimentação e higienização. Ela destaca o atendimento diário da equipe técnica, já realizado na organização, onde os acolhidos na Casa de Apoio também terão: “atendimento individualizado com o serviço social e psicologia, e também estarão inseridos nas atividades da casa: grupos de artesanato, oficinas de culinária, palestras e outras atividades”. E enfatiza sobre o objetivo da Associação: “garantir que todos os usuários tenham seus direitos de forma humanizada, comprometendo-se com a qualidade do atendimento prestado”.
Serviço de Acolhimento Institucional Provisório da Aapecan
A Casa de Apoio integra o serviço de acolhimento institucional provisório da Associação, é ofertado aos usuários com a doença oncológica em tratamento que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, e pessoal, devido à doença. Desta forma o usuário com diagnóstico de câncer e seu acompanhante permanecem em um local com proteção durante o período do tratamento. O serviço de acolhimento institucional provisório está previsto na Lei 12868/2013 no artigo 18, parágrafo 2º, inciso III. A inauguração em Bento Gonçalves trata-se da 11ª Casa de Apoio da Aapecan. O tipo de serviço é ofertado também nas cidades de: Porto Alegre (sede), Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
Sobre a Aapecan
A instituição sem fins lucrativos é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua no amparo, orientação e auxílio gratuito às pessoas com Câncer. Inaugurada em 2005, na cidade de Caxias do Sul, a entidade possui 14 unidades (onze delas com Casas de Apoio). Em 17 anos de atuação no estado, já foram mais de 23 mil pessoas atendidas. Para mais informações, acesse www.aapecan.com.br ou ligue no telefone (054) 3055-9400.
Fonte: Assessora de Comunicação / Foto: Divulgação