Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) aponta para uma queda de aproximadamente 20% nas doações de sangue no Brasil a partir de 2020. Esse dado tem como principal causa a pandemia do novo Coronavírus.
Pensando nisso e para incentivar a doação voluntária e regular de sangue, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), que também requer a atenção para a necessidade de sangue para muitos de seus usuários em tratamento, lançou a campanha “Aapecan Sangue Bom” que ocorrerá durante o mês de junho por todo o Rio Grande do Sul.
O objetivo da campanha é a conscientização da população e o aumento da taxa de doação de sangue voluntária dos gaúchos que reduziu em 60% no ano de 2020, de acordo com dados do Hemocentro do Estado. A divulgação se dará por meio das redes sociais das 14 unidades da instituição e parcerias com os bancos de sangue e hospitais municipais.
De acordo com o MS a reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
O Ministério da Saúde ainda esclarece que todas as medidas de segurança em relação à covid-19 estão sendo adotadas pelos hemocentros do país desde o início da pandemia, como condições de higiene e antissepsia adequadas na recepção dos candidatos, coleta do sangue sem exposição a aglomerações por meio de agendamentos e distanciamento entre as cadeiras de coleta.