Foi aberta, oficialmente, no final da tarde de quarta-feira (09), a maior festa literária de Bento Gonçalves. Até o domingo, dia 20 de outubro, a Via Del Vino recebe a 39ª edição da Feira do Livro. “Histórias que todos contam” é o lema do evento que evoca as conexões literárias que estabelece um processo universal de narrativas plurais e plenas de significados e ressignificações, de leituras e releituras, de magia e encantamento.
E tudo isso vai estar presente nas, aproximadamente, 140 atividades totalmente gratuitas. Serão 35 escritores e escritoras, 20 apresentações musicais, 20 contações de histórias, 05 apresentações de espetáculos e intervenções teatrais, 11 palestras e/ou bate-papos, 08 lançamentos de livros e 09 livrarias que estarão comercializando livros com 15% de desconto.
Um dos víeis mais importantes e estruturantes da Feira do Livro é a presença das escolas e dos alunos. Um dos objetivos do evento é incentivar a leitura e dar acesso ao produto livro, possibilitando aberturas ricas em imaginação e apreciação pelas narrativas.
Dessa forma, a Feira promove esses encontros mágicos, de emoções e de sentimentos, numa interação direta com a fonte: o escritor. Na 39ª edição, 10.822 alunos irão ser contemplados, sendo 17 escolas municipais, 11 escolas estaduais, uma escola federal e 4 escolas particulares.
O Escritor Homenageado desta edição é o professor bento-gonçalvense, Ismael Sebben, que disse estar muito feliz com a homenagem. “É uma maneira muito bonita de abraçar quem vem de fora. Essa parceria e abertura que a feira proporciona para as pessoas daqui e para quem vem de fora é super importante para uma sociedade cada vez mais plural e isso tudo poder ser encontrado aqui”, diz Sebben.
Para o patrono da 39ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves, Eliandro Rocha, o evento é importante para democratizar a cultura do livro e todas as suas artes. “O livro é democrático. Livro não escolhe leitor pela cor, pelo tamanho, pelo gênero, pela religião, o livro apenas se abre para o leitor. O livro é inclusivo, e a feira é um evento inclusivo. Bento Gonçalves está de parabéns por mais essa edição da feira”, comemora Rocha.
O Sesc vai participar com quatro encontros nas escolas focando o incentivo à leitura. O Sesc Mais Leitura tem como público-alvo o Fundamental 2 e o conceito do projeto tem como objetivo “despertar o gosto pela leitura, através de uma abordagem menos formal, oferecendo um mundo diverso de autores e gêneros que permitam ao jovem descobrir que tipo de leitura mais se identifica, para ampliar seu repertório de leitura”.
Segundo Jaques Fachinelli, diretor do Sesc-BG, o viés da literatura é um movimento artístico de extrema importância. “Não é por nada que estamos há mais de 12 anos como parceiros na organização desse evento. É importante reforçar a força e abrangência que a feira tem. Só pelo número de dias do evento, somado a quantidade de atrações da programação não é qualquer cidade que consegue fazer. E o Sesc sempre em busca de fomentar a cultura, em especial literatura que é muito importante para os nossos objetivos”, avalia.
O secretário municipal de cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, faz um convite especial para que toda comunidade regional prestigie [o evento cultural mais tradicional da cidade.
Muita felicidade em poder realizar mais uma edição da Feira do Livro, o nosso evento mais longevo da nossa cidade, e isso representa a importância que a nossa comunidade dá para o conhecimento, para o fomenta à leitura e a literatura. Isso se reflete na vasta programação que temos de 12 dias, com mais de 140 atrações acontecendo, com nove bancas e milhares de títulos sendo comercializados com desconto. Vale ressaltar que as atividades não ocorrem apenas aqui na feira, mas, também, nas escolas do município para alunos de todas as idades. Convidamos as famílias e toda a comunidade para prestigiar o evento que tem programação para todas as idades, todos os gostos”, convida o secretário.