Uma das regiões mais afetadas pelas chuvas no Estado, o Vale do Taquari tem recebido auxílio constante da Universidade de Caxias do Sul com entregas de doações e prestação de serviços. Caravanas formadas por alunos e professores de diferentes cursos, além de funcionários da Universidade, têm se revezado no deslocamento até os municípios que contabilizaram muitas perdas. Nessas missões são levadas doações de várias espécies, desde alimentos e roupas a brinquedos e material escolar, e também oferecidos serviços de limpeza das casas e ruas.
A ideia de arrecadar itens para crianças partiu de professores e alunos de cursos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, e deu origem à ação Acolhimento, Saúde e Recreação para crianças. Hoje o grupo conta com professores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Educação Física, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.
A proposta é, além de angariar brinquedos, material escolar e produtos de higiene bucal, oferecer momentos de recreação com atividades lúdicas para as crianças nas cidades mais afetadas pelas chuvas. “Considerando que nossa universidade é comunitária, nossa ação voluntária pretende oferecer suporte emocional, recreação e educação em saúde às crianças, e proporcionar aos acadêmicos envolvidos na ação a experiência de práticas colaborativas com a comunidade”, explica Raquel Cristina Balestrin, uma das coordenadoras da iniciativa ao lado das professoras Daiane Vergani e Ana Paula Agostini. Nos últimos dias, equipes de alunos se revezaram na montagem dos kits, que serão distribuídos ao longo do mês. As doações seguem abertas – veja abaixo como ajudar.
Voluntários pela limpeza
Outra ação partiu do curso de Agronomia, que organizou uma força-tarefa que reuniu cerca de 50 pessoas na limpeza das ruas de Roca Sales já na segunda semana de maio. A iniciativa teve grande adesão, e em poucos dias o grupo já contava com quase 400 voluntários.
As ações, que também envolvem arrecadação de produtos de higiene e de limpeza, continuam nos próximos dias, de acordo com as condições climáticas e de deslocamento. A força-tarefa também recebeu rodos (foto ao lado) de madeira produzidos por funcionários da UCS no Campus 8. Os equipamentos são mais reforçados, ideais para a utilização nos locais onde há mais acúmulo de lama e detritos.
Como ajudar
Doações de material escolar, brinquedos e guloseimas – Bloco 57 do Campus-Sede (Caxias) e Bloco CD do Campus de Bento Gonçalves.
Para voluntariado e doações de material de limpeza e higiene pessoal – Bloco 74 do Campus-Sede (Caxias).