Foto: “O coração como objeto de criação ressignificado através de um atlas”, de Luíse Flôres Lorenz/Divulgação/Acervo Pessoal

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos acadêmicos de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul já podem ser conferidos em exposição que se estende até 12 de julho, na Galeria de Arte do Campus 8. Integram a mostra as produções dos estudantes Débora Cardoso Viapiana, Júlia Fonseca Eberhardt, Luíse Flôres Lorenz e Scharlison da Silva dos Santos, sob a orientação das professoras Mara Galvani e Silvana Boone. A visitação é gratuita, de terça a sexta-feira, das 8h às 22h30min. Confira a seguir um resumo dos trabalhos.

“Entre Olhares”, de Débora Cardoso Viapiana: utiliza-se da projeção de uma videoperformance e de espelhos para a contemplação do público, propositalmente posicionados em uma estrutura que imita um corredor. Na parede final deste corredor ocorre a projeção do vídeo, composto pela imagem do busto da artista em tempo contínuo. A obra inclui a gravação de som de um exercício de respiração não correspondente com a videoperformance, disponibilizada em fones de ouvido.

“Intervenções Urbanas: rupturas estéticas e diálogo entre pixo e grafite”, de Júlia Fonseca Eberhardt: a intervenção urbana ativa – termo/conceito ampliado no TCC – incluiu dez participantes, além da artista, que desfilaram roupas estilo streetwear sobre um tapete na Rua Pinheiro Machado, uma das mais movimentadas do centro de Caxias do Sul. A intervenção urbana ativa, sem autorização prévia de órgãos públicos, propôs a união da arte com uma certa negação do princípio da autoridade.

“O coração como objeto de criação ressignificado através de um atlas”, de Luíse Flôres Lorenz: atlas visual composto de diferentes obras, referências da história da arte em xerox e objetos que abordam o coração como tema comum. O conjunto da obra, denominado “Sagrado Coração de Luíse”, culmina em um atlas que conduz para duas obras finais que são fruto da pesquisa realizada, denominadas “Coração de mulher” e “Coração sagrado”. O projeto se apropria de um conceito estruturado pela filosofia que apresenta o coração como local das emoções, ideias e da identidade de cada ser humano.

“Enqu4dr4ndo: a (in)visibilidade da arte da periferia”, de Scharlison da Silva dos Santos: utilizando como temática a disparidade entre o avanço tecnológico e a desigualdade social, a obra “QR: Quebrada Remix” visa dar visibilidade às expressões artísticas periféricas e marginalizadas. O resultado da pesquisa realizada, além de explorar a evolução da relação entre a arte e a tecnologia, e os contrastes sociais, aborda a (in)visibilidade das manifestações artísticas de acordo com os contextos urbanos. Através de ferramentas interativas, o projeto apresenta o papel transformador que as tecnologias digitais podem desempenhar para a emancipação dessas expressões, bem como a relação entre os espaços de exposição da arte.

Serviço
O quê: Exposição de TCCs dos acadêmicos de Artes Visuais da UCS
Quando: de 2 a 12 de julho, de terça e sexta-feira, das 8h às 22h30min
Onde: Galeria de Arte do Campus 8 (Avenida Frederico Segala, 3099)
Entrada franca