Foto: Luiz Guilherme Simonetto Verza/Arquivo Pessoal

Cursando o último semestre de Design na Universidade de Caxias do Sul, Luiz Guilherme Simonetto Verza teve a ideia de criar um móvel diferente durante o processo criativo na empresa em que trabalha, na cidade de Antônio Prado. Com isso surgiu o recamier Cais, um pequeno sofá com encosto móvel.

A mobilidade de parte da peça é o que a diferencia dos recamiers disponíveis no mercado. Essa novidade ganhou destaque e conquistou o Prêmio Salão Design 2025 – Modalidade Estudante. Verza descreve como uma “experiência surreal e muito gratificante” ter sido premiado pela criação do móvel. “Não só validou o esforço e a dedicação que investi no projeto, mas também reforçou minha paixão pelo design de mobiliário”, enfatiza.

Durante a criação do móvel, o estudante compartilhou o conceito da ideia com a professora coordenadora do curso de Design, Ana Valquiria Prudencio, que também foi premiada, como professora orientadora. Além disso, o apoio do pai, que trabalha como modelista de estofados há mais de 25 anos, foi importante. “Considero a orientação essencial para transformar a minha visão inicial em um produto funcional e esteticamente agradável”, exalta.

A inspiração da temática para o móvel veio dos cais marítimos. “São lugares de encontro e partida, simbolizando a conexão entre o tranquilo e o dinâmico, o conhecido e o desconhecido. Essa dualidade entre calma e movimento se reflete no design do recamier Cais, no qual o encosto móvel e as extremidades circulares oferecem versatilidade e conforto”, explica.

O móvel será exposto na feira Movelsul Brasil, que vai ocorrer de 17 a 20 de fevereiro, em Bento Gonçalves.

Foto: Divulgação