Foto: Divulgação/Crédito Jeferson Soldi

Depois de terem sido coletadas diretamente dos tanques e das barricas nas vinícolas, as 478 amostras inscritas na 32ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2024 passam, agora, pela Degustação de Seleção, que começou nesta terça-feira, 03, estendendo-se até sexta-feira, 06, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves.

São 90 enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que degustam às cegas amostra por amostra, avaliando as características organolépticas de cada vinho – cores (visão), aromas (olfato) e sabores (paladar). O resultado com a relação dos 30% mais representativos da safra será apresentado ao público no grande momento do vinho brasileiro que acontecerá dia 19 de outubro, em Bento Gonçalves, quando cerca de 800 apreciadores degustarão ao mesmo tempo 16 amostras selecionadas dentre este seleto grupo.

A Degustação de Seleção é considerada a etapa mais importante da Avaliação Nacional de Vinhos justamente porque é quando as amostras são analisadas por um painel 100% técnico, formado estritamente por enólogos que seguem normas internacionais. O ritual de degustação tem uma metodologia padrão, obedecendo procedimentos que acompanham desde o sigilo nas informações, passando pela temperatura e pelo serviço dos vinhos, até chegar a prática da degustação.

É nesta etapa que os enólogos colocam todo seu conhecimento e expertise em ação. Nestes quatro dias, 10 grupos com nove participantes cada, serão 36 horas de degustação. O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, ressalta esta particularidade como grande diferencial da Avaliação. “Por ser uma Avaliação 100% técnica, que analisa vinhos ainda em processo de elaboração, ou seja, que ainda não estão no mercado, todos os degustadores são enólogos. Nosso propósito é medir a representatividade safra a safra”, explica.

As 478 amostras foram inscritas por 67 vinícolas de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal (Bahia 15, Distrito Federal 18, Goiás 01, Minas Gerais 04, Paraná 03, Rio Grande do Sul 411, Santa Catarina 08 e São Paulo 18).

Apreciadores que desejam viver esta experiência única no dia 19 de outubro, podem adquirir ingresso através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=Qa8upEaU2EQ&t=7709s  e assistir a edição anterior.