O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami convida a comunidade arquivística, acadêmica, profissionais de diferentes áreas, representantes de instituições e sociedade em geral, para a 7ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece de 03 a 09 de junho, com uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memória de todo o país.

Organizada pelo Arquivo Nacional, a temática da temporada é “Arquivos – territórios de vida”, e tem como intuito estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas, por meio de diálogos entre instituições, sociedade e usuários, fortalecendo as perspectivas e as demandas sobre o fazer arquivístico.

Os arquivos são instituições responsáveis pela preservação, guarda, acesso e difusão de registros de vidas de diferentes épocas, desenvolvidos por pessoas que contribuem cotidianamente para que a relevância do passado siga ativa no presente e no futuro. São lugares com um grande potencial de diversidade e pluralidade, que precisam ser reconhecidos e valorizados por amplos setores da sociedade, dos quais depende, até mesmo, a garantia de sua existência, sejam eles públicos ou privados.

Desde maio de 2022, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami atua no desenvolvimento de atividades educativas e ações culturais relacionadas à temática da Semana Nacional de Arquivos deste ano: a trajetória de busca da representação da diversidade de sujeitos e de culturas que dão forma à sociedade e à nossa história. A reflexão foi iniciada sobre quem tem e como se dá o acesso aos arquivos, bem como quais devem ser os conceitos e linguagens aplicados para descrever os acervos preservados.

A meta é ir ainda mais longe, trabalhando na contextualização e organização dos documentos de forma que promovam a inclusão e a cidadania dos brasileiros, por meio de procedimentos arquivísticos voltados à formação de arquivos plurais, capazes de estimular a desnaturalização de desigualdades e oportunizar que as pessoas possam reconhecerem-se como parte da história do meio em que vive.

A Semana Nacional de Arquivos, tradicionalmente, tem como referência o dia 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, assim proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), em 2007. O marco fundamenta-se na data de criação do próprio ICA pela Unesco, em 1948. Em 2023, o Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência, sendo este o tema da Semana Internacional de Arquivos.

ATIVIDADES INSCRITAS:

Exposição virtual “AHMJSA: território de vida”
Período: 03 a 09 de junho de 2023.
A exposição acontece de forma permanente, aberta e online, no site da instituição: sites.google.com/view/arquivohistoricojsa

Visita mediada especial “AHMJSA: território de vidas”, com a participação de moradores do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz.
A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Data: 07 de junho de 2023.
Horário: a partir das 19 horas.

Participação na Exposição Virtual “Caminhos dos Arquivos: nossas histórias, nossas lembranças”
Período: 03 a 09 de junho de 2023.
A exposição acontece de forma permanente, aberta e online, acesso pelo link: www.apers.rs.gov.br/parceiros