Para celebrar o aniversário de Caxias do Sul, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e a Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), apresentam uma abordagem sobre cidades através de obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP). A mostra pode ser conferida até 31 de julho.
“Territorialidades da Arte Moderna à Contemporânea: um olhar poético sobre cidades” apresenta obras de diferentes períodos, linguagens e poéticas, com técnicas diversas, assim como o desenho em bico de pena, a aquarela, a escultura em cerâmica, fotografias impressas em pigmento mineral sobre papel algodão Hahnemuhle, gravuras, papel recortado e objetos.
A noção de intertextualidade – em que uma obra faz referência a outra, que a antecedeu – é um dos conceitos por trás da exposição acessível que apresenta trabalhos de pequenos formatos que retratam o patrimônio, o espaço, a cidade, refletindo sobre o passado, o presente e o futuro do município com uma leitura poética, social, cultural e arquitetônica. A mostra tem 10 obras, sendo a mais antiga de 1938, e a mais atual do ano de 2021.
A exposição conta com trabalhos de Ary Cavalcanti, Beatriz Balen Susin, Mariza Marim, José Morini, Rita Bromberg Brugger, Isolda Pezzi, Renato Hofer e dos artistas Marina Rombaldi, Nicole Martinato e Nilton Dondé que integram o Coletivo UN.
A classificação indicativa é livre, e a exposição apresenta acessibilidade por meio de audiodescrição das obras e também conta com apresentação da mostra em LIBRAS, através da parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul. Além disso, também estará disponível digitalmente na UAV DIGITAL.
Arquivo Histórico Municipal realiza visita mediada especial “Por que Junho”?
O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami convida para a visita mediada “Por que Junho?”, nesta terça-feira, dia 20 de junho, a partir das 19h30min, em sua sede localizada na Av. Júlio de Castilhos, nº 318, no bairro Lourdes. A atividade faz parte da programação das comemorações do aniversário do município. A visitação percorre as áreas comuns da sede e disponibiliza aos participantes uma exposição de itens documentais preservados por suas Unidades e relacionados aos primórdios da cidade.
Baseado nesta temática e em visitas mediadas especiais anteriores, os participantes serão convidados a observar, buscar um sentido para a pluralidade dos documentos que integram a mostra, traduzindo e unindo trajetórias individuais em uma coletiva.