A 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019, organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), mais uma vez fez foi impecável. Durante quatro horas, um público formado por mil apreciadores teve o privilégio de degustar ao mesmo tempo as 16 amostras mais representativas da safra num encontro consolidado como a grande celebração do vinho brasileiro. A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo reuniu pessoas de oito países (Antilhas Holandesas, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Uruguai) e 11 estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal.
Para o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, este é o grande dia do vinho brasileiro. “Nenhum outro evento no mundo consegue reunir tanta gente diferente que tem em comum o gosto pelo vinho, independente de marca. Há 27 anos, promovemos o vinho brasileiro compartilhando na taça o resultado de cada safra. Movidos por uma vontade incontrolável em levar para os quatro cantos do mundo o vinho brasileiro, nós, enólogos do Brasil, criamos um movimento que não para de crescer e enchemos o peito sempre que falamos da Avaliação”, ressalta.
O terroir da Serra Gaúcha, dos Campos de Cima da Serra, da Campanha Gaúcha e do Vale do São Francisco esteve representado nas 16 amostras degustadas, mostrando que o Brasil tem vinhos de qualidade em diversas regiões do país. Para se chegar a este resultado, um grupo de 120 enólogos avaliou às cegas as 337 amostras inscritas por 47 vinícolas. Deste total, 105 se classificaram entre as 30% mais representativas. Os 16 vinhos degustados foram selecionados entre este universo seguindo normas internacionais e o regulamento da Avaliação.
Um dos grandes momentos da Avaliação foi o serviço do vinho, realizado por 95 alunos do curso de Viticultora e Enologia, que coordenador por diretores da ABE desempenharam a função de forma exemplar. Para cada vinho foram utilizadas 90 garrafas. Assim que cada amostra era servida e degustada, era feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas convidados, que compartilhou suas impressões. Somente depois de degustar as 16 amostras foi anunciado o resultado dos 30% e revelado as 16 amostras selecionadas como as mais representativas da Safra 2019.
O evento foi prestigiado pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, que falou do Acordo de Cooperação quem vem sendo firmado entre União, por intermédio da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimenro, com o setor vitivinícola representado pela Agavi, Uvibra, Ibravin, Fecovinho, Sindivinho RS e Sindivinho SC.
O acordo prevê edição de uma medida provisória ou Projeto de Lei de isenção de IPI para vinhos e espumantes. Os recursos oriundos do benefício têm por objetivo a geração de investimentos por meio de um fundo nacional direcionado ao desenvolvimento do setor. “Com esta medida o vinho brasileiro vai poder enfrentar de frente o mercado europeu, conquistando a Europa e mostrando ao mundo a sua qualidade”, ressaltou.
Diversidade de castas
O evento exibiu a diversidade de variedades de uvas cada vez mais utilizadas pelas vinícolas, comportamento que responde a demanda dos consumidores em busca de novidades. Das 105 amostras classificadas entre os 30% mais representativas da Safra 2019 estão 13 variedades tintas (Alicante Bouschet, Ancellotta, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Malbec, Marselan, Merlot, Petit Verdot, Pinot Noir, Shiraz, Tannat, Teroldego e Touriga Nacional) e 11 brancas (Chardonnay, Gewurztraminer, Malvasia de Cândia, Moscato Giallo, Moscato R2, Pinot Gris, Prosecco, Riesling Itálico, Sauvignon Blanc, Verdejo e Viogner). Entretanto, por outro lado, castas tradicionais como as tintas Merlot e Cabernet Sauvignon e a branca Chardonnay continuam liderando a quantidade de amostras.
Público feminino
Quando a Avaliação Nacional de Vinhos surgiu, há 27 anos, praticamente não tinham mulheres no evento. Com o passar dos anos, a presença feminina foi ganhando mais espaço no mundo do vinho e na Avaliação não é diferente. Este ano, 38% do público do evento é formado por mulheres, entre enólogas, sommeliers, vinhateiras ou apenas apreciadoras. “Elas têm sido grandes porta-vozes e embaixadoras do vinho brasileiro, inserindo rótulos nacionais em suas preferências, além de atrair novas consumidoras para este universo de sensações. Decididas e donas de uma sensibilidade inesgotável, as mulheres podem se orgulhar por terem um paladar altamente apurado”, salienta Salvador. O enólogo destaca, ainda, a presença de mulheres em cargos importantes como é o caso da brasileira Regina Vanderlinde, que desde 2018 ocupa o cargo de presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), maior e mais importante instituição do setor no mundo. Regina foi uma das três mulheres a integrar o painel de comentaristas desta edição, dividindo o espaço com a jornalista Carolina Bahia e a blogueira e sommelier Alexandra Aranovich.
Troféu Vitis 2019
A turismóloga Ivane Fávero e o enólogo Lucindo Copat foram os homenageados deste ano com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2019 e Destaque Enológico 2019, respectivamente. A distinção é o reconhecimento prestado pela ABE a pessoas que em sua trajetória pessoal e profissional contribuem para a promoção do vinho brasileiro.
AS 16 AMOSTRAS
CATEGORIA VINHO BASE ESPUMANTE
Chardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)
Chardonnay – Domno do Brasil – Garibaldi (RS)
Chardonnay / Pinot Noir – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS)
CATEGORIA BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO
Verdejo – Vinícola Terranova – Casa Nova (BA)
Chardonnay – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)
Chardonnay – Vinícola Almadén – Santana do Livramento (RS)
CATEGORIA BRANCO FINO SECO AROMÁTICO
Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre – Campestre da Serra (RS)
Moscato Giallo – Sociedade de Bebidas Panizzon – Flores da Cunha (RS)
CATEGORIA VINHO TINTO FINO SECO JOVEM
Merlot – Guatambu – Dom Pedrito (RS)
CATEGORIA TINTO FINO SECO
Merlot – Casa Perini – Farroupilha (RS)
Cabernet Franc – Estabelecimento Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira (RS)
Ancellotta – Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança – Flores da Cunha (RS)
Tannat – Família Bebber – Flores da Cunha (RS)
Merlot – Vinícola Miolo – Bento Gonçalves (RS)
Alicante Bouschet – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)
Tannat – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)
PAINEL DE COMENTARISTAS
Alexandra Aranovich – Blogueira e sommelier (Brasil)
Cedenir Fortunatti – Enólogo do Ano 2018 (Brasil)
Regina Vanderlinde – Presidente OIV (Brasil)
Carolina Bahia – Jornalista (Brasil)
Jaume Gramona – Enólogo (Espanha)
Leandro Baena – Médico e sommelier (Brasil)
Vincenzo Gerbi – Professor (Itália)
Nicolás Vivas – Enólogo (França)
Evan Goldstein – Jornalista (EUA)
Marcel Miwa – Jornalista (Brasil)
Thiago Mendes – Curador do International Wine Chalenge (Brasil)
Pedro Mello e Souza – Jornalista (Brasil)
Dominique Delteil – Consultor internacional (França)
Eduardo Barbosa – Presidente da Sociedade Latino-Americana de Hipertensão (Brasil)
Odair Dalagasperina – Diretor Executivo do Sicredi (Brasil)
Glauber Peccin – Fundador da Associação Brasileira de Winemachers – Erechim (Brasil)
OS NÚMEROS DA AVALIAÇÃO
O que: 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019
Quando: 28 de setembro de 2019
Onde: Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Promoção: Associação Brasileira de Enologia (ABE)
Número de amostras inscritas: 337 amostras
Número de vinícolas: 47 vinícolas
Estados representados: Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul
Regiões produtoras brasileiras: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra
Serviço do vinho: 95 alunos do curso de Viticultura e Enologia
Garrafas: 1.440 garrafas, sendo 90 de cada amostra
Taças: 1.000 taças de vinho e 1.000 taças de espumante
Fonte: Conceito Com Brasil / Fotos: Wagner Meneguzzi e Merlo