A volta do vinho encanado no Centro da cidade, a escolha das soberanas e a promessa de uma volta ao passado sem esquecer da evolução que o setor vitivinícola da região experimentou nas últimas décadas. Estas são algumas das promessas para a Fenavinho 2019, festa que volta a ser realizada depois de oito anos e desta vez, de forma conjunta com a ExpoBento.

A tão desejada volta da festa que projetou Bento Gonçalves no cenário nacional será no mês de junho e já havia sido anunciada há uma semana, durante lançamento da 29ª ExpoBento. Nesta quarta-feira, entretanto, o momento foi de divulgar com merecido destaque e mais minúcias os planos para a realização do evento que assim chegará à sua 16ª edição.

O presidente do CIC, Elton Paulo Gialdi, saudado por muitos como o principal artífice do Fenaretorno da festa, ao lado do presidente do Conselho da entidade, Laudir Piccoli, destacou o trabalho de seus antecessores no cargo e também dos ex-presidentes da festa, muitos dos quais presentes ao ato. Gialdi fez menção especial ao último presidente, João Strappazzon e lembrou que foram 45 reuniões e mais de 80 horas de negociação. Tudo porque havia débitos a descoberto. “Quero agradecer à sensibilidade e flexibilidade dos credores, tanto os que ingressaram em juízo como os que souberam aguardar este momento, por terem permitido que o montante de 3,5 milhões de reais que era devido, chegasse a um patamar possível de ser pago”. O líder empresarial abriu seu pronunciamento dizendo que a história de Bento era composta de dois momentos únicos: “o primeiro foi em 1875 quando chegaram os primeiros imigrantes, o segundo, quando em 1967 ,os descendentes daquelas pessoas realizaram a primeira Fenavinho”.

Diego Bertolini na coordenação

O gerente de promoção do Ibravin, Diego Berrolini, foi anunciado como o coordenador de uma comissão especial que formatará a edição de retorno da festa. Um grupo de jovens lideranças compõe a equipe: Rodrigo Valério (marketing), Rodrigo Parisotto (relações com a comunidade); Roberto Cainelli Jr (eventos); Gabriele Rodrigues (turismo) Bruna Cristófolli (vinícola); Marcos Giordani (Gastronomia); Daniel Panizzi (institucional).

Para Bertolini, a festa é da comunidade e não de uma comissão de pessoas. Ele demonstrou desde logo o que planeja. Quem entrava no Centro Empresarial era recebido por canto coral e “colonos” jogando mora, depois fotos evocando a temática do vinho. A própria disposição das mesas e o cardápio com sopa de capeletti e lesso, remetiam não ao ambiente de busines do local, mas à festa que tantos guardam no coração.

Exibindo artes com a planta baixa da festa em fase embrionária de concepção, Bertolini adiantou que serão 2 mil metros quadrados de exposição no pavilhão B – onde habitualmente há exposição de carros. “Ali teremos gastronomia, agroindústria,uma vila típica, vinícolas e projeto cultural. Mas quem chegar à ExpoBento já na recepção será remetido à temática da Fenavinho, com barris enfeitando o cenário”.

Bertolini assim como Gialdi, destacaram a importância do culto ao passado sem descurar do momento vivido pelo setor vitivinícola: “Não podemos desprezar que nas últimas décadas o vinho brasileiro ganhou mais de 3.000 medalhas e que só no ano passado as exportações do produto cresceram 55%”, lembra Bertolini.

Homenagem a Michelon

Presentes ao evento ex-presidentes como Erci Grapiglipa, Paulo Geremia e Jaime Milan ouviram a citação de dois colegas recentemente falecidos: Jovino Nolasco de Souza e o primeiro presidente, Moysés Michelon. Este, foi alvo de homenagem com a entrega do Troféu Empreendedor, concebido pelo CIC para pessoas que tenha contribuído para com a comunidade fazendo a diferença para o a coletividade. Coube à filha Elaine, receber a homenagem em nome do pai.

Também em 2020

A realização projetada da Fenavinho não se limitará a 2019. É propósito que também em 2020 a festa se realize em conjunto com a ExpoBento. Daí em diante deverá ser realizada a cada dois anos, sempre em anos pares, na época que for de melhor conveniência aos setores interessados.

Rogério Capuani, destacou que a Fenavinho emprestará à ExpoBento a paixão que desperta nas pessoas e garantiu que cada diretor da feira que ele coordena estará integralmente comprometido para o sucesso de ambas.

O vice-presidente da Câmara Eduardo Viríssimo manifestou integral apoio do poder Legislativo à iniciativa e o prefeito Guiherme Pasin ressaltou que a Fenavimho representa muito mais que uma festa, é uma bandeira da comunidade. Estamos falando de coisas imateriais. “Não é só festa, não é só feira, é comunidade”.

 

Fonte: Exata Comunicação / Foto: Divulgação