Repleta de opções de lazer para a comunidade e cheia de ofertas que se transformaram em excelentes oportunidades de negócios para lojistas e consumidores – assim foi a Black Friday em Bento Gonçalves. Culminando com uma grande ação promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), a programação temática levou milhares de pessoas a Via Del Vino no fim de tarde e noite de sexta-feira (29).
Em destaque, atrativos como as promoções trazidas pelo comércio local especialmente para a data. A loja Paludo, por exemplo, aproveitou a campanha para liquidar diversos produtos, ofertados com descontos de até 50%. “Neste ano a Black Friday superou as expectativas. Estimamos aumento de 50% nas vendas em relação ao ano passado”, comenta o gerente Felipe Pasoco Draghetti. Já a Debianchi Ótica preparou descontos que iam de 30% a 70% para os produtos comercializados no período. “O ano passado foi muito positivo, por isso neste ano decidimos apostar novamente – e com certeza com assertividade”, destaca a gerente, Gelci Sberse.
A mesma premissa foi seguida pela O Boticário. A franquia acompanha as ações da Black Friday desde a primeira edição – e, há quatro anos, utiliza a semana inteira de forma promocional. “A Black Friday é uma das ações que movimenta muito o comércio. Todo o contexto auxilia, basta saber aproveitar a data com boas promoções e contar com o apoio da CDL-BG e suas iniciativas que fortalecem o varejo local. Nossa loja contabilizou crescimento de 25% nas vendas em relação ao ano passado”, considera o proprietário, Leonardo Carboni.
Outro motivo que garantiu a movimentação surpreendente de pessoas pelo quadrilátero central foram as atrações que a CDL-BG levou ao palco: a Escola de Ballet Sabrina Castilla e as bandas Rainha de Espadas e Sunset Riders, acompanhados de foodtrucks, beertrucks e brinquedos infláveis disponíveis para o público.
“A Black Friday vem se consolidando como grande campanha indutora de vendas no comércio brasileiro e, em Bento Gonçalves, não está sendo diferente. A cada ano percebemos o acréscimo na adesão de lojistas engajados e, principalmente, colhendo os bons frutos da participação na ação. Quem preparou ofertas e atendeu o público em horário estendido, teve incremento médio de 20% nas vendas”, comenta o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone, lamentando apenas a falta de apoio de entidades sindicais ligadas ao comércio que não autorizaram as lojas a atenderem em horário ampliado no dia da campanha.
Bom para o consumidor
A Black Friday é igualmente boa para quem vende como para quem compra, que se benéfica das promoções e faz excelentes negócios. A funcionária pública Lenir Martins, por exemplo, aproveitou para garantir boas compras com preços acessíveis. “Consegui comprar três peças de roupa por R$ 60, um valor bem abaixo do que o rotineiro. Com certeza vale muito a pena”, pontua. Com a mesma intenção, o casal Egon Dalla Pozza e Eliane Rigoni compraram cremes e perfumes com até 30% de desconto. “Nós mapeamos os preços e fomos atrás das melhores ofertas. Então nos programamos para aproveitar o horário estendido e o evento da CDL para unir o útil ao agradável”, conta Eliane.
Fonte: Exata Com / Fotos: Alessandro Manzoni/Exata Comunicação