O Carnaval Retrô 2023 de Gribaldi ocorrerá no dia 18 de fevereiro, sábado, com o início da concentração às 17 horas, em frente à Prefeitura de Garibaldi. O público é convidado a seguir o Bloco do Bepi pelas principais ruas do Centro Histórico e a cair na folia, com a banda do Bloco do Bepi, na Rua Buarque de Macedo.
Como novidade, nesta edição o personagem Bepi ganha vida. O garibaldense Rafael Schizzi, ator e palhaço com mais de 17 anos de carreira, integrante do Grupo Hora Vaga, promete divertir e animar o público presente, sendo o porta voz do evento.
O Bloco do Bepi surgiu em 2018 e foi idealizado pelos garibaldenses Carina de Borba, Luiz Carlos Zeni Junior, e demais entusiastas do Carnaval. A ideia central era resgatar a cultura desta data comemorativa tão presente no cenário nacional, proporcionando à comunidade momentos de nostalgia, diversão e muita alegria.
O nome do Bloco é uma alusão ao apelido de “Giuseppe” em talian – dialeto italiano, que lembra a figura de Giuseppe Garibaldi – herói que dá nome ao município.
O intuito do bloco, que hoje conta com mais de 100 foliões envolvidos, é gerar a união entre todos os grupos de carnaval, bem como com as entidades culturais presentes no município, como a Orquestra Municipal, a Banda Musical Profº Danilo Chisini, Banda do Aeroclube e músicos independentes.
Com o objetivo de promover a valorização da história do Município, o evento tem como cenário o Centro Histórico de Garibaldi, enaltecendo a beleza e a importância do casario centenário.
De acordo com os organizadores, o bloco é aberto a toda a comunidade de forma gratuita. Para participar dos ensaios que são conduzidos pelo maestro da Orquestra, Luiz Carlos Zeni Junior (sopros) e pelo mestre de bateria, o músico João Pedro Freitas Bruski (bateria), é necessário contatar os responsáveis através das mídias sociais do bloco no Facebook e no Instagram (@blocodobepi).
Na edição de 2020, buscando definir uma identidade musical para o Bloco, foi lançado um desafio aos integrantes para compor um hino. O professor e músico da Orquestra, Bruno Gelmini, prontamente aceitou o desafio e criou a letra e música. Sabendo dessa necessidade, o também integrante do Bloco e da Banda do Aeroclube, Renan da Silva Poletto apresentou uma letra composta para o antigo bloco de carnaval garibaldense – Molinas.
Curiosamente a letra define a figura de Giuseppe Garibaldi – personagem inspiração para o Bepi, que com algumas adaptações, deu origem ao samba enredo do bloco. A identidade visual do personagem foi desenvolvida pelo jornalista e cartunista Eliseu Demari.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi/Secretaria de Turismo e Cultura