Imagem: Capa livro/Divulgação

Em uma época marcada pela pandemia e pelo isolamento, um médico com paixão por fotografia decidiu buscar refúgio na paz da natureza. Dr. Jorge Neumann, referência nacional em transplantes de órgãos no país, percorreu o Brasil em busca de momentos de observação, vigília, silêncio e paciência para esperar no tempo certo a oportunidade para registrar diversas imagens de tirar o fôlego de aves, répteis e outros animais, incluindo uma onça pintada com os seu filhotes na beira de um rio.

O resultado deste trabalho acabou virando o livro “Vida, entre o céu e a terra”, que une fotografia e poesia, provocando reflexões sobre as belezas da fauna e da flora brasileira e como temos que ser pacientes para vislumbrarmos as maravilhas da vida.

A Biometrix Diagnóstica adquiriu todos os exemplares da publicação “Vida, entre o céu e a terra” e está promovendo uma campanha especial, intitulada “Asas que Salvam Vidas”, com diversas ONGs que apoiam causas relacionadas à doação de órgãos, a fim de destinar 100% dos recursos arrecadados com a venda dos livros. O valor de venda sugerido para cada exemplar é de R$ 150.

Três ONGs serão beneficiadas em Porto Alegre (RS): Casa de Apoio Madre Ana, Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e Via Vida. A Casa de Apoio Madre Ana proporciona acolhimento integral aos pacientes e seus familiares que estão em tratamento na Santa Casa. Esta casa funciona exclusivamente através de doações. Desde a sua inauguração, em 2016, mais de 5 mil hóspedes passaram pelo espaço, sendo 60% provenientes de fora do Rio Grande do Sul.

Para Diza Gonzaga, presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, a campanha é uma aliada para seu trabalho de valorização da vida. “Temos como missão: a preservação da vida no trânsito. O importante apoio da Biometrix nos motiva a redobrar nossos esforços  em defesa da vida no trânsito através das ações do programa Vida Urgente”.

Com o tema principal em torno das aves, o médico selecionou as melhores fotos, observadas na Região Sul, principalmente na Lagoa do Peixe e Tavares, e na Região Oeste, no Pantanal, registradas no período entre 2020 e 2022. “Gostando de fotografar acabei acumulando uma razoável coleção de fotos. Há 15 anos, alguns amigos da área dos transplantes, como eu, começaram a pedir que eu publicasse algumas na forma de um livro” , afirma Dr. Jorge  Neumann, autor do livro.

Com 152 páginas e traduções em português e inglês, a publicação também conta com a colaboração de Paula Teitelbaum, escritora, jornalista e editora, que transformou os textos do livro em poesias, brincando com as palavras e as imagens fotografadas pelo médico. Com leveza e harmonia, o design gráfico ficou sob responsabilidade de sua filha, Alice Neumann, que cuidou da arte, diagramação e editoração.

Quem quiser adquirir os exemplares na VIAVIDA pode entrar em contato pelo site www.viavida.org.br ou pelos telefones (51) 3333-4519 ou 99602-7844 (WhatsApp).