Com inspirações em vocais e efeitos eletrônicos de Lana Del Rey e no universo colorido e caótico de Gaspar Noé, ISA ISA apresenta o seu mais novo trabalho: o single e clipe de “fraude”, que chega na próxima segunda-feira, dia 17 de abril. A canção serve como metalinguagem para a cantora e compositora de Caxias do Sul, que vê na arte um refúgio para os momentos de auto cobranças excessivas, tema da letra deste último trabalho.
Passando pelas reflexões e vivências da artista e usando como referências outras obras culturais, ISA ISA chega até à literatura para se aprofundar ainda mais nessa busca – interminável – pela perfeição e sua definição. Uma das grandes obras brasileiras, o clássico “Quincas Borbas”, de Machado de Assis, aborda o termo “perfeição universal”, citado na canção por ISA e que para a artista é justamente a beleza das imperfeições, da diversidade universal.
“A própria perfeição é uma fraude, por isso o título da música. Na minha concepção a perfeição só pode existir em um conjunto de imperfeições e possibilidades, mas o absolutismo disso é apenas fraude.”, diz ISA.
Junto da faixa, a artista lança o clipe de “fraude”, que contou com produção da própria em parceria com Leonardo Kolberg, que também assina nas filmagens, edição, montagem e roteiro. O single foi todo gravado em casa por ISA e a mix e master foram um trabalho de Guillermo Mathias.
As imagens do videoclipe são massivamente inspiradas nas cores e luzes de Gaspar Noé, misturando estes efeitos visuais com o peso de uma guitarra distorcida, que faz o contraponto com a voz calma de ISA, simulando as vozes em nossa cabeça. O raro momento de calmaria do clipe se destoa como um choque, propositalmente, do restante da direção de arte do vídeo, evidenciando ainda mais essa dança de sentimentos em busca desta inexistente perfeição.
O clipe estará disponível no Canal de ISA ISA no Youtube a partir de segunda-feira (17).
Sobre a artista
Isa estreou em 2019 com a canção “Entregue”; em 2020 lançou “Delírio, Ansiedade e Paranóia”; em 2021, “What The Hell We Just Do?”; e em 2022 chegou com a introspectiva “Lar”. A artista coloca nas canções, sua personalidade. Livre de se prender a gêneros e conceitos, ela explora as diversas referências que carrega, do pop ao rock alternativo, priorizando a experimentação e a criatividade acima de padrões de composição e produção.