Imagem: Divulgação/Projeto Elemental/Crédito Bruno Marconi

Água, fogo, terra e ar e um modelo de expressão humana. Imagens que conjugam a força e a busca de uma conexão que propulsiona a nova exposição fotográfica de Bruno Marconi. Após “A Arte do Skate”, que esteve no Museu do Imigrante, ele traz, agora na Fundação Casa das Artes, “Elemental”, sobre como estão interligados os sentimentos humanos com a essencialidade da natureza.

As 10 imagens tem como fio condutor uma modelo de expressão humana encenada pela bailarina Renata Zanchettin, como ressalta Bruno.

“A presença da figura feminina representada pela bailarina Renata Zanchettin foi um dos pilares para essa conexão com os elementos. Sem a interpretação e sentimento dela não teríamos chegado nesses resultados. Mas a ideia geral é mostrar como a figura humana, o masculino também, poderia ser representado em conjunto aos elementos”.

A concepção do projeto partiu de um fluxo de observação, de uma busca profunda que possibilita momentos de puro lirismo. Um processo, também, de descobertas.

“A ideia partiu de observações. Sempre foi um hobby nosso ser esses espectadores da natureza, indagar como às vezes nos sentimos de maneiras totalmente diferentes dentre as épocas da vida, e como essas maneiras se assemelham com as manifestações dos elementos, buscando assim refletir o quão interligados estamos com os mesmos através de movimentos e emoções”, explica.

Diversas leituras se depreendem das imagens que instigam a reflexão da relação entre o ser humano e a água, o fogo, a terra e o ar.

“A mensagem que gostaríamos de passar, acredito, ser justamente não perdermos, como seres humanos, essa conexão que nos afeta e nos faz fluir ao longo da vida. E compreender que, às vezes, podemos ser fluidos como água, firmes e enraizados como a terra, iluminados e movidos pelo fogo e leves e moldáveis como o ar”, complementa Bruno.

Serviço
Exposição: “Elemental”, de Bruno Marconi
Local: Galeria de Arte da Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves/RS)
Encerramento: 5 de janeiro de 2023
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30