A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, localizada na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias do Sul já está preparada para realizar nesta terça-feira (06 de junho), às 19h, a abertura da exposição “Arte fantasiosa: uma sátira”, do artista visual Gui Lima. A mostra é uma coleção de trabalhos e ideias do artista que estreia a sua primeira exposição individual no espaço.
Como um artista em início de carreira, Gui Lima sentiu a grande dificuldade de realizar o sonho de promover sua arte. “Convencer o público de que o sonho de ser artista não é apenas um desejo passageiro, mas sim uma vocação para toda a vida, é um longo processo. É uma jornada difícil por esta estrada onde poucas mãos se estendem para realmente ajudar estes profissionais,” ressalta o artista, Gui Lima.
A pesquisa atual do mineiro, cujo trabalho tem como base a fotografia, aborda as diversas camadas do tempo que as imagens carregam, ele ainda adiciona sobre elas mais camadas e inscrições que se sobrescrevem, assim como o tempo que vai encobrindo momentos e os transformando em memórias. Neste sentido, a sua exposição também trabalha com a ideia de camadas e de memórias, com isso a fim de fixar melhor a sua mensagem, o artista sugere extremos através da sátira e da fantasia como forma de debater questões em torno da precarização da arte.
“Arte fantasiosa: uma sátira” é portanto um trabalho crítico à situação delicada no meio artístico e também uma oportunidade que o artista encontrou para vocalizar diferentes sentimentos. Esta exposição foi selecionada pelo edital de ocupação da Galeria Gerd Bornheim/2022. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h; e aos sábados, das 10h às 16h.