O Governo Federal lançou uma ferramenta capaz de bloquear o smartphone em caso de roubo. Chamada de Celular Seguro, os clientes devem cadastrar seus aparelhos na plataforma gov.br ou pelo aplicativo para o seu funcionamento.

Para isso, o usuário deve ter em mãos informações como a marca, o modelo e o IMEI do aparelho para realizar esse cadastramento. Portanto, saiba onde encontrar essas informações e os demais detalhes na sequência.

Usuários de celulares com sistemas operacionais do Google e da Apple devem seguir caminhos diferentes para encontrar a marca, o modelo e o IMEI do equipamento. Portanto, confira abaixo o que fazer para descobrir esses dados e, assim, cadastrar o aparelho no Celular Seguro (Android, iOS).

Android
Na tela principal, localize o ícone de configurações do seu dispositivo móvel, geralmente identificado como uma engrenagem;
Ao acessar essa tela, escolha o ícone de informações, representado por um “i” dentro de um círculo, ou selecione a opção “Sistema”;
Em seguida, navegue até a seção “Sobre o dispositivo”;
Nesse menu, serão exibidos detalhes como o nome do modelo do seu celular, número de telefone, designação técnica do dispositivo e os números IMEI associados a cada chip, juntamente com a versão do sistema operacional Android em uso.

iOS
Dirija-se às Configurações na tela inicial;
Escolha a opção “Geral”;
Selecione “Sobre”;
Na tela exibida, haverá detalhes como o nome do seu celular, a versão do software, o modelo do dispositivo, o número do modelo, o número de série, a vigência da garantia, a capacidade de memória, e diversas outras informações, incluindo a operadora utilizada e o IMEI do aparelho.

O que é o IMEI, afinal?
Uma das informações mais importantes para realizar o cadastro no Celular Seguro, o IMEI (International Mobile Equipment Identity), na tradução livre, “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”, é uma sequência numérica única que identifica o telefone celular globalmente.

Dessa forma, é de suma importância saber qual é esse código, assim como a marca, o modelo do celular porque. Além de uma simples organização pessoal, é uma informação valiosa em caso de perda ou roubo do aparelho, como na plataforma Celular Seguro.

Fonte: SCD