A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, será palco para o lançamento do livro “Centro Universo”, do fotógrafo Ale Ruaro, no dia 21 de agosto, às 19h, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. No evento haverá uma palestra com o autor, que será mediada por por Paulo Marcos, professor e diretor do FotoRio e Ateliê Oriente.
O livro é uma pesquisa de cinco anos onde o autor construiu um retrato contemporâneo da factualidade humana e de um sistema socioeconômico disfuncional. A obra é uma reimpressão da edição lançada primeiramente na abertura da exposição coletiva “Le Voyage Imaginaire”, na Ricardo Fernandes Gallery, em Paris, em abril de 2023. Com parceria da Selo Vertigem, o livro tem edição de Fernando Schmitt e projeto gráfico de Alyssa Ohno.
“Fotografo todos os dias e fotografar exige de mim presença integral. Realizo um extenso inventário de seres humanos. Trabalho meus retratos como um gênero literário. Registro todos os acontecimentos do mundo exterior e interior. Mapeio cada recanto do universo onde estive ou possa estar. Recolho e coleciono cada vestígio de civilização e barbárie. Posso sair do centro, mas nunca o deixo. Ao fim de cada dia tenho mais fotografias,” ressalta o fotógrafo Ale Ruaro.
Ale Ruaro
Fotógrafo desde 1996, Ale Ruaro tem se dedicado nos últimos três anos aos retratos quase exclusivamente. Sempre em preto e branco, suas imagens são construídas, sobretudo, em parceria com os fotografados, criando uma harmonia entre o rosto registrado e a luz que o lambe. As fotografias de Ale têm na iluminação contrastada e densa uma das suas características mais marcantes, fazendo os rostos ganharem contornos a lá pintores holandeses, como Vermeer e Rembrandt. Ale fotografa pessoas do seu tempo com o olhar suave, amoroso e solidário de um artista do século XVII.