Conhecida por seu patrimônio histórico e cultural, com mais de 340 mil habitantes, Pelotas se prepara para receber cerca de 40 mil pessoas de diversos lugares no mês de janeiro, especialmente em razão do 11º Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, que acontecerá entre os dias 16 e 27.
A retomada do evento, que oferecerá cursos de música para 350 alunos e mais de 60 atrações artísticas gratuitas para a comunidade, é esperada com alegria pelos pelotenses e os empreendedores dos setores de turismo e comércio.
“O Festival reaquece a circulação de pessoas no município. Juntando estudantes, professores, equipes de trabalho, público e veranistas no Laranjal, há um importante incremento para a economia local, principalmente na área da alimentação e hospedagem. Temos infraestrutura completa para receber as pessoas e calculamos que os hotéis devem atingir 80% de suas ocupações no mês que vem”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas e vice-presidente da Fecomércio-RS, Gilmar Bazanella.
Pensando em quem tem dificuldades financeiras e precisa de ajuda, o Festival também destaca seu cunho solidário com a arrecadação de alimentos não perecíveis durante as apresentações. Os donativos serão distribuídos pelo programa Mesa Brasil Sesc para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social do município. A programação completa do Festival e mais detalhes sobre as atrações turísticas de Pelotas podem ser conferidas no site do festival.
Sobre o Festival Internacional Sesc de Música
O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: pedagógico e sociocultural.
No plano pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.
A entrada é gratuita para todos os espetáculos, mas para as apresentações no Theatro Guarany e no Teatro Sicredi, é necessária a retirada antecipada de ingressos. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa para o programa Mesa Brasil Sesc.