O projeto Cinema de Verão volta às ruas de Caxias do Sul de 07 a 20 de março. Concebida pela Varsóvia Educação e Cultura, a circulação de filmes locais, nacionais e internacionais terá 28 sessões, com 32 títulos. Desta vez, a curadoria do produtor Robinson Cabral chega aos anos 2000 e ao cinema caxiense.
As exibições serão gratuitas e ao ar livre na Praça Central Dante Alighieri e nos bairros de Ana Rech, Forqueta, Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Desvio Rizzo e São Pelegrino, além de sessões na Associação Cultural Paralela. O lançamento da programação será numa live dia 06, às 20h.
Além de diretores nacionais e internacionais, o Cinema de Verão vai exibir o nascimento de uma nova produção audiovisual em Caxias do Sul nos anos 2000. Serão três sessões dedicadas a 12 títulos produzidos na cidade, além do já cult Julio 24 horas, um filme sobre personagens que têm em comum a principal avenida da cidade. O filme de Jorge Valmini e Bruna Barella abre a programação, dia 07, na praça central caxiense, de frente pra Julio. Para fechar a seleção, dia 20, na Igreja São Pelegrino, tem O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. No meio disso, o instigante Old Boy, o adorável Saneamento Básico, o perturbador Réqueim Para Um Sonho, a divertida animação Wood & Stock, o emocionante Fale Com Ela, de Almodóvar, e o já clássico brasileiro O Auto da Compadecida.
Sediando a exibição dos curtas caxienses, a Paralela também terá uma seleção de títulos como Bastardos Inglórios e Kill Bill, ambos de Quentin Tarantino, e Dogville, de Lars Von Trier, incluindo sessões às 23h59min, com os assustadores Atividade Paranormal e REC.
Além da projeção de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, na Igreja de São Pelegrino também deverá acontecer um passeio guiado pelo Padre Leonardo Inácio Pereira, dia 15, às 19h30min. As atividades integram as comemorações dos 80 anos da Paróquia São Pelegrino.
O lançamento do projeto será realizado numa live dia 06, às 20h, com participação do produtor cultural e curador do projeto, Robinson Cabral, do ator e diretor Jorge Valmini e do jornalista Marcelo Mugnol, com mediação do jornalista Carlinhos Santos. Além da apresentação da programação, o encontro virtual vai debater o panorama da produção audiovisual de Caxias do Sul nos anos 2000 no Instagram da @varsoviacultura.
Os bairros caxienses seguirão sendo espaço para armar a tela branca promovendo encontros entre vizinhos, crianças, jovens e adultos, mobilizados pelas emoções da sétima arte. Esse é um dos objetivos do Cinema de Verão, que busca ainda contribuir na formação de público para cinema, apostando na democratização do acesso à cultura e na ocupação do espaço público com arte. E, mais, a ideia é se apropriar dos espaços públicos para propor o convívio social e a descentralização da cultura.
No contexto da cena cultural caxiense, o projeto foca, ainda, três dimensões: a simbólica, propondo encontros afetivos e formativos, de dinamização da economia local no entorno dos lugares que sediam as sessões, e, na dimensão cidadã, aproximando públicos de idades diferentes para momentos de lazer na perspectiva do acesso à arte.
O Cinema de Verão é uma realização da VARSÓVIA educação e cultura, com Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e ProCulturaRS.
CINEMA DE VERÃO – PROGRAMAÇÃO – 07 a 20 de Março
07/03 (seg) 20h – Júlio 24 Horas, na Praça Dante Aliguieri
08/03 (ter) 20h – “Cidade dos Sonhos” na Associação Cultural Paralela
08/03 (ter) 20h – “Saneamento Básico na Praça de Ana Rech
09/03 (qua) 20h – “Kill Bill” na Associação Cultural Paralela
09/03 (qua) 20h – “O Auto da Compacecida” na Praça de Forqueta
10/03 (qui) 20h – “O Pianista” na Associação Cultural Paralela
10/03 (qui) 20h – “Quem quer ser Milionário” na Praça de Galópolis
11/03 (sex) 20h – “Curtas Caxienses” na Associação Cultural Paralela: Uma Certa Noite Vazia, de Marcelo Mugnol; Kylmair, de Marcio Schenatto; Um Dia na Vida e O Sapateiro, de Jorge de Jesus; e O Quarto e O Sino do Campanário, de Robinson Cabral
11/03 (sex) 20h – “O Homem Que Copiava” na Praça de Santa Lúcia do Piaí
11/03 (sex) 22h – “Réquiem para um Sonho” na Associação Cultural Paralela
11/03 (sex) 23h59min – “Atividade Paranormal” na Associação Cultural Paralela
12/03 (sab) 20h – “Saneamento Básico na Lagoa do Desvio Rizzo
12/03 (sab) 22h – “A Praia” na Associação Cultural Paralela
13/03 (dom) 20h – “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança na Igreja de São Pelegrino
14/03 (seg) 20h – Wood & Stock na Praça Dante Aliguieri
15/03 (ter) 20h – “Doogvile” na Associação Cultural Paralela
15/03 (ter) 20h – “O Homem que Copiava” na Praça de Ana Rech
16/03 (qua) 20h – “Bastardos Inglórios” na Associação Cultural Paralela
16/03 (qua) 20h – “Quem Quer Ser Milionário na Praça de Forqueta
17/03 (qui) 20h – “Fale com Ela” na Associação Cultural Paralela
17/03 (qui) 20h – “O Auto da Compadecida” na Praça de Galópolis
18/03 (sex) 20h – “Curtas Caxienses” na Associação Cultural Paralela: Famílias Felizes se Parecem, de Conrado Heoli e Marcelo Muller; A Noite do Sanguanel, de Janete Kriger e Viviane Pasqual; A Porta, de Roger Bundt; Endereço e Ilha das Janelas Fechadas, de Lissando Stallivieri; e Finados, de Lissandro Stallivieri e Samuel Bovo.
18/03 (sex) 10h – “Saneamento Básico na Praça de Santa Lúcia do Piaí
18/03 (sex) 22h – “Old Boy” na Associação Cultural Paralela
18/03 (sex) 23h59min – “REC” na Associação Cultural Paralela
19/03 (sab) 20h – “O Homem que Copiava” na Lagoa do Desvio Rizzo
19/03 (sab) 22h – “Na Natureza Selvagem” na Associação Cultural Paralela
20/03 (dom) 20h – “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” na Igreja de São Pelegrino
Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet