Os cachos de uva na videira são uma cena comum para quem passeia pelo interior do Município. Mas, poucos sabem que na Praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento, a uva também brota. Com o objetivo de unir rotas turísticas, distritos e comunidade no coração da cidade, a abertura da Estação Vindima foi realizada nesta sexta-feira, 18, junto a Igreja de São Bento, protetor dos Vinhateiros. O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho representando o Governador, Eduardo Leite.
Celebrar a Vindima é ver o resultado de um ano de cuidado, trabalho árduo e tratos especiais nos vinhedos. Nesta época Bento Gonçalves se prepara para receber visitantes de todo o Brasil a fim de vivenciarem as experiências da estação. “Nosso objetivo era o de unir distritos e rotas e trazer para cidade a tradicional festa que é realizada no interior. Por isso escolhemos este lugar, que representa o nosso orgulho de ser Capital do Vinho, que simboliza o trabalho e a fé dos nossos imigrantes. Que essa celebração represente a união das comunidade, e seja de alegria”, destaca o secretário de Turismo Rodrigo Parisotto.
O Presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto também comemorou a chegada da Vindima. “É um período especial, quando falamos da Vindima estamos falando de uma estação de júbilo, de colheita, de vida”, ressalta.
Pelo décimo ano consecutivo, a época se torna ainda mais especial em Bento. Entre os meses de janeiro a março, os produtores celebram os parreirais carregados de uva com a colheita do fruto que dá origem ao principal produto turístico da região: o vinho. “Bento Gonçalves inicia um período em que não só comemoramos a colheita, mas celebramos o resultado de um trabalho árduo, feito com o suor do nosso agricultor, um trabalho feito, também, com muita fé. Por isso estamos hoje juntos iniciando mais esta Estação Vindima. E escolhemos estar na cidade para poder celebrar essa décima vindima com a união de todas comunidades”, enfatizou o Prefeito Guilherme Pasin em seu pronunciamento.
Representando o governador do Estado Eduardo Leite, Covatti Filho ressaltou a importância da agricultura. “Hoje visitei o interior e o trabalho realizado nas agroindústrias locais, estive aprendendo um pouco, a gente ouviu a história, conheceu a cultura, o trabalho que vocês fazem no dia a dia. Principalmente na Vitivinicultura, uma área que precisa de políticas voltadas aos agricultores, e é isso que estamos buscando. Parabéns e sucesso por mais está Estação Vindima nesta cidade que no hino, na igreja, na vida de vocês a uva e o vinho permanecem”, concluí.
Após as manifestações das autoridades, o padre Oberdan Cavazzola deu a benção às uvas e a safra. Ao som de corais locais e sob as videiras, que representam as estações da Via Sacra, foi realizada uma colheita simbólica, seguido de uma procissão até a Rua Coberta, conduzida por tratores e quadriciclos.
Seguindo uma tradição milenar de extrair o mosto com os pés, a pisa das uvas foi realizada pelo prefeito Guilherme Pasin, Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho, a rainha do Vale dos Vinhedos Alessandra Vinhatti e as princesas Nadine da Veiga e Tamiris Cassineli e o Secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto.
A atração deu continuidade na Rua Coberta com shows da banda Vocal Allegro, tenor Jatir Dequigiovani, e expositores que mostraram e comercializaram o que há de melhor na região. Centenas de pessoas participaram da atividade.
A 10ª Estação Vindima contou com a presença dos Secretários Municipais, empreendedores do setor, representantes das Rotas Turísticas, Vereadores Anderson Zanella, Neri Mazzochin, Sidinei da Silva, Paulo Roberto Cavali e Valdemir Marini. Além dos presidentes das Associações de bairros, comunidade e turistas. Os corais da Fundação Casa das Artes, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra também estiveram abrilhantando o evento. Outra presença foi do Tastavin, símbolo da Fenavinho, comemorando a volta da Festa, que ocorre de 13 a 23 de junho.
A programação da Estação Vindima segue até 18 de março e está disponível no www.bento.tur.br.
Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves/ Foto: José Martim Estefanon