Começou na noite de quinta-feira, dia 8 de fevereiro, a 3º edição da Vindima em Gramado. O evento celebra a colheita da safra da uva por sete vinícolas da cidade: Casa Seganfredo, Arte Líquida, Benvic, Masotti, Vinícola Stopassola, Famíglia Lazaretti e Cantina Zio Pietro.
A cerimônia de abertura teve a presença de autoridades e apresentação do Coro Vozes de Gramado. “Gramado é uma das principais cidades de turismo do Brasil, com mais 8 milhões de turistas ao ano estamos pujantes e crescemos principalmente pela garra dos nossos moradores, cerca de cem agroindústrias espalhadas pelo interior e todos vivendo muito bem do seu trabalho, cultura e produtos com conhecimento passado de geração em geração”, disse o prefeito Nestor Tissot.
“Parabéns a Gramado por ter evento como a Vindima que, junto com os demais, enaltecem e divulgam o Rio Grande do Sul para o Brasil como um todo” disse o secretário de Turismo em exercício do RS, Luiz Fernando Rodrigues Júnior.
“Criamos este evento para que nossos turistas e visitantes possam conhecer a potencialidade do vinho, do espumante e do suco de uva que é produzido aqui em Gramado pelas nossas vinícolas que crescem de forma exponencial a cada ano em qualidade e diversidade de cultivo”, destacou a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
No Centro da cidade, a Praça das Etnias na Borges de Medeiros foi transformada na Vila do Vinho e, com entrada gratuita, abre diariamente oferecendo rótulos de vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos na cidade. Além disso, o local recebe gastronomia típica com tábua de frios, massas, pizzas, risotos, hambúrguer e sobremesas. O local conta ainda com atrações culturais e shows musicais, workshops e a pisa da uva gratuita sempre aos sábados, às 19 horas.
Além da Vila do Vinho, que abre diariamente ao público das 11 às 22 horas, as vinícolas participantes oferecem experiências especiais e visitação nas suas sedes, espalhadas pelo interior da cidade.
A Vindima em Gramado iniciou no dia 08 de fevereiro e seguirá até o dia 03 de março. Participam do evento as vinícolas: Casa Seganfredo, Arte Líquida, Benvic, Masotti, Vinícola Stopassola, Famíglia Lazaretti e Cantina Zio Pietro.
Programação da Vindima em Gramado na Vila do Vinho (entrada gratuita)
09 de fevereiro, sexta-feira
19h30- Candy Bellotto
10 de fevereiro, sábado
17h – Workshop- B.O.N.S. Vinhos biodinâmicos, orgânicos, naturais e sustentáveis. O que são e quais suas características. (Vinícola Arte Líquida).
19h – Pisa gratuita da uva com Vinícola Benvic
19h30 – Matheus Tomazelli
11 de fevereiro, domingo
19h – Candy Bellotto
12 de fevereiro, segunda-feira
19h30 – Márcio Pinheiro
13 de fevereiro, terça-feira
19h – Coro Vozes de Gramado/Robson Leonardo
16 de fevereiro, sexta-feira
19h30 – Robson Leonardo
17 de fevereiro, sábado
17h – Workshop- História da Vinícola Stopassola e seus vinhos da uva goethe
19h – Pisa gratuita da Uva com Vinícola Casarão Zio Pietro
19h30 – Márcio Pinheiro
18 de fevereiro, domingo
19h- Candy Bellotto
23 de fevereiro, sexta-feira
19h – Nolasco
24 de fevereiro, sábado
17h – workshop- Tradição. Uma viagem pelas variedades de uvas, tipicamente nossas e diferença entre os sucos orgânicos e convencionais (Vinícolas Masotti e Benvic)
25 de fevereiro, domingo
19h- Coral Etnias
01 de março, sexta-feira
19h30 – Matheus Tomazelli
02 de março, sábado
17h – Workshop- A arte da espumatização, diferentes métodos de produção de espumantes e vinho montepulciano (Casa Seganfredo).
19h – Pisa gratuita da uva com vinícolas Cantina Zio Pietro
19h30 – Nolasco
03 de março, domingo
19h – Márcio Pinheiro