No verão, suamos mais e, assim, perdemos muita água e sais minerais. Essa perda reforça a importância de nos alimentarmos bem. Selecionamos algumas dicas para manter uma alimentação saudável no verão e curtir a estação mais quente do ano com muita saúde.
Hidratação: alimentação saudável no verão
Beber de 1.5 a 2 litros de água é fundamental para uma alimentação balanceada nos dias quentes. O líquido elimina toxinas e estimula o bom funcionamento do metabolismo. O primeiro copo d’água deve ser bebido em jejum; se for gelada, melhor ainda. Uma dica legal é colocar a água em um squeeze e adicionar pedaços de gengibre, para turbinar a hidratação e o metabolismo. Outra maneira de manter a hidratação em dia é tomar água de coco, sucos naturais e chá gelados. Os refrigerantes são contraindicados, pois são bombas de açúcar. Os sucos industrializados também possuem açúcar em excesso, por isso seu consumo deve ser restrito às festas, assim como as bebidas alcoólicas.
Alimentos naturais
A quem se pergunta o que comer no verão, deve saber que alimentos frescos são essenciais. Comida industrializada possui corantes, conservantes e muito sal. Quem frequenta restaurantes também precisa ficar atento, principalmente com pratos à base de leite, ovos e maionese. Sempre que possível, faça sua própria comida.
Comida colorida
A alimentação ideal para o calor deve ser bem colorida. Invista em itens vermelhos e amarelos. Entenda: Frutas e legumes amarelos: ricos em betacaroteno, substância que favorece o bronzeamento saudável. Manga, laranja, cenoura e abóbora são exemplos de frutas e legumes amarelos;
Frutas vermelhas: fontes de antioxidantes que retardam o envelhecimento das células. Morango, ameixa, açaí, blueberry, gogi berry e cranberry são bons exemplos de frutas vermelhas.
Produtos integrais
Grãos e produtos integrais também são alimentos ideais para comer no verão. A aveia, por exemplo, contém betagucana, substância que regula o intestino e, consequentemente, ajuda a eliminar toxinas. Invista também nos pães, no arroz e macarrão integral.
Carnes magras
As carnes magras são ótimos alimentos para o verão. Prefira os peixes, fontes de ômega 3, que ajudam a estabilizar a frequência cardíaca após esforço físico. Mas atente-se: peixes devem ser consumidos grelhados, nunca fritos.
Sobremesas
As sobremesas também podem ser fontes de uma alimentação saudável no calor. Coma frutas in natura, mas se você não abre mão de um sorvetinho, invista nos de fruta e/ou sem açúcar. Melancia, limão, abacaxi, melão e maracujá são frutas com muita água.
Fonte: Escrita por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras / Foto: Reprodução Internet