Imagem: Divulgação/Crédito Bruno Zulian

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresenta o concerto Infância de Todas as Idades, que promove o encontro entre gerações e celebra a vida em sua plenitude, tanto no palco quanto na plateia. Com o tema Trem da Vida, une a Orquestra Acadêmica da UCS, a Orquestra Jovem UCS LionsEduc e o Coro Vívere em uma apresentação gratuita nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, às 20h. O encontro leva ao palco do UCS Teatro aproximadamente 100 artistas de todas as idades. A iniciativa também é alusiva ao Dia da Pessoa Idosa e ao Dia das Crianças, celebrando a infância que reside em cada pessoa.

Com a intenção de unir as festividades, o concerto proporciona um ambiente propício para interações geracionais e é aberto para todos os públicos. A temática escolhida, em uma analogia entre a passagem do trem nos trilhos e o decorrer dos anos vividos, brinca com as palavras, e ainda compara a vida à uma longa viagem a ser realizada. Durante a apresentação, o público é convidado a viajar por países, continentes e mares para conhecer novas culturas, suas músicas e sonoridades.

O maestro da Orquestra Acadêmica da UCS e da Orquestra Jovem UCS LionsEduc, professor Fábio Alves, conta que o público pode esperar por uma apresentação com narração de uma história que conta sobre o andar de um trem pelo mundo. Para isso, o repertório reúne canções singelas como as de ninar e as que ensinam as primeiras notas musicais, obras tradicionais da música de concerto, como a Sinfonia N.º 29, de Leopold Mozart, a Sinfonia dos Brinquedos, de Joseph Haydn, a Dança Final, do compositor argentino Alberto Ginastera, canções populares e regionais. “É uma combinação de momentos musicais da formação e da vida dos participantes, que vai trazer ao público uma memória afetiva”, acredita o maestro.

Para o professor, os grupos fortalecem o movimento musical e a qualidade de vida dos participantes, dos funcionários da UCS e da comunidade em geral. “Estamos vendo a UCS, que tem o perfil comunitário, se abrindo cada vez mais no sentido de acolhimento das pessoas e da realização de atividades musicais e culturais”, contextualiza Alves, reforçando que “a ideia de todas as idades é válida tanto no palco como na plateia”.

O evento conta com a narração da professora da UCS Verônica Bohm, regência de Aline Giacomet (para Coro Vívere) e direção artística e regência de Fábio Alves (para as orquestras). A iniciativa integra a programação da 1ª UCS International Week, que segue até a próxima sexta-feira (6), com atividades multiculturais de gastronomia, dança, música, teatro, literatura, exposições artísticas, imersões no cinema e no museu, aulas abertas de idiomas, palestras e tour guiados pelos campi.

A Orquestra Acadêmica da UCS
Oferece a prática de orquestra buscando atender a uma demanda de músicos estudantes e praticantes de instrumentos de orquestra de cordas e sopros da comunidade da Serra Gaúcha. O objetivo é fomentar a prática orquestral em grupo e propiciar o encontro dos participantes, para explorar e ampliar suas capacidades, habilidades, conhecimentos e, assim, promover a aproximação das atividades de orquestras profissionais. Está sob orientação de professores da EMUCS e músicos da UCS Orquestra.

A Orquestra Jovem UCS LionsEduc
Formada por 50 jovens de 10 a 14 anos, a Orquestra Jovem UCS LionsEduc investe na formação dos estudantes através de oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para instrumentos como flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Desde outubro de 2022, os jovens participam das aulas por meio de uma iniciativa do LionsEduc em parceria com o Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e da Escola de Música da UCS. As apresentações integram o processo formativo dos integrantes da Orquestra.

O Coral Vívere
Fundado em 1991, mesmo ano em que iniciaram as atividades da Universidade da Terceira Idade (UNTI), hoje Programa UCS Sênior. O coro tem por objetivo desenvolver a arte vocal, contemplando e integrando vozes e favorecendo as relações de convivência em grupo. O primeiro maestro do Coral Vívere foi o Felix Slaviero, o qual permaneceu até 2007. Desde então, outros regentes passaram pelo grupo. Desde março de 2020, o coral está sob a regência da maestrina Aline Giacomet.

Serviço
O quê: concerto Infância de Todas as Idades, com Orquestra Acadêmica da UCS, Orquestra Jovem UCS LionsEduc e o Coro Vívere
Quando: nesta quarta-feira, dia 4, às 20h
Onde: UCS Teatro – Campus-Sede da UCS
Quanto: gratuito