Em sua 58ª edição, o Concurso Anual Literário de Caxias do Sul consolida-se como um palco para novos talentos e um celeiro de autores renomados. A premiação de 2024, realizada na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima na quinta-feira (20), na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, contemplou 10 vencedores, reconhecendo nomes da literatura local.
A vice-prefeita Paula Ioris e a secretária Municipal da Cultura, Magali Quadros, entregaram troféus, medalhas e certificados aos vencedores, que foram escolhidos no dia 11 de junho, em reunião da Comissão Examinadora formada pelas escritoras Lilian Rocha, Marilia Frosi Galvão e pelo professor Márcio Miranda Alves.
A secretária da Cultura, Magali Quadros, destacou a importância das políticas públicas para a realização de eventos como esse: “O concurso já está na terceira idade. É um concurso que revela a importância de termos políticas públicas persistentes. É aí que se constrói toda uma trajetória, várias gerações de escritores, apreciadores e leitores. Todos esses projetos, essas políticas de incentivo à leitura que a gente tem, elas devem ser continuadas, incentivadas, porque é isso que nos dá essa riqueza, que constrói este conteúdo de pensamento”, manifestou.
A categoria textos inéditos visa descobrir novos talentos, bem como incentivar a formação de valores literários entre pessoas residentes no município, destinando-se a produções das categorias contos, crônicas e poesias. Já o prêmio Vivita Cartier objetiva reconhecer o trabalho literário de autores da região que já foram publicados, abrangendo textos ficcionais dos gêneros poesia, teatro, conto, crônica, novela e romance.
O vencedor do Prêmio Vivita Cartier, T. S Marcon, destacou a alegria de ser o vencedor e exaltou a participação da família no incentivo à leitura e na sua trajetória até o lançamento da obra vencedora.
Os textos vencedores na categoria de textos inéditos dão origem a uma antologia, que será lançada durante a 40° Feira do Livro. Além disso, os primeiros lugares receberam troféu e certificado; os segundos e terceiros, medalha e certificado. A obra literária vencedora do prêmio Vivita Cartier recebeu troféu, certificado e o valor de 240 VRMs (R$10.720,80 na cotação de 2024).
Confira a relação dos premiados:
Prêmio Vivita Cartier 2024:
Diário da Castração, T.S Marcon
Contos
1° lugar: Maya Falks
Textos: Memórias, Derbal e Nininho
2° lugar: Gustavo Tamagno Martins
Textos: Bomba-relógio, Vazio que nos habita e Regras da Casa
3° lugar: Samarone Rebechi
Textos: Rua da Paz, Velho Amigo e Telhado
Crônicas
1° lugar: Tiago Vinícius Cidade
Textos: Incrível Otimismo, Eterno Retorno e Sinal Verde
2° lugar: Maya Falks
Textos: Dito pelo não dito, Agora vai e O Gato
3° lugar: Geneviève Faé
Textos: Pronto para minhas profundezas, Para saber que não estamos sozinhos e Não podemos ficar para trás
Poesias:
1° lugar: Ricardo de Marco Pereira
Textos: Sísifo, Abril e O supor dos enigmas
2° lugar: Lilian Carine de Lima Santos
Textos: O (chat)eado, Pequenez e Alexa, leia uma poesia
3° lugar: Diego Sguaisser Rech
Textos: Devaneio, Caxias e Amor Gaúcho