A Vinícola Cooperativa Nova Aliança, com cerca de 700 famílias cooperadas e três unidades de vinificação – Flores da Cunha, Farroupilha e Santana do Livramento -, mudou. Agora, um novo propósito faz nascer uma Nova Aliança que foi buscar na sua história de 95 anos a essência e os valores deste novo mundo. Este trabalho de rebranding começou com a atual gestão da empresa, que abraçou o desafio de fazer uma grande e necessária transformação. A mudança é total e se espalha pelos cooperados, funcionários e direção, transitando entre o vinhedo, o produtor, o cliente, o valor da história e a qualidade dos vinhos, sucos e espumantes.
O CEO da Vinícola Cooperativa Nova Aliança, Heleno Facchin, comemora o avanço do trabalho e destaca que era necessário promover um movimento disruptivo. “Estamos vivendo um novo momento. É um novo ciclo da marca, uma renovação que vai do vinhedo ao consumidor, em que o produtor é a nossa estrela. E o nosso propósito é criar esta Nova Aliança para que todos possam brindar a vida sempre. Não tem coisa melhor”, celebra. Toda inspiração se banhou na missão da empresa que é proporcionar experiências positivas com a uva do cooperado.
O estímulo para esta transformação nasceu na própria vinícola, entre as pessoas que fazem parte da cooperativa. Com este novo posicionamento, a gestão muda, o relacionamento com o cooperado muda, assim como a condução enológica, a própria qualidade dos produtos, o planejamento do vinhedo, a administração industrial, os atributos do paking, enfim, tudo passa pela relação humana. E o fio da meada foi buscar no ano de 1929, na essência de famílias, uvas, vinho e amor, os elementos necessários para valorar o futuro que está por vir.
Assim como aconteceu há 95 anos, quando uma família de produtores de uvas se uniu a outra e um grande movimento cooperativo se criou, formando novas alianças que se espalharam por centenas de famílias, o tempo agora ganha uma Nova Aliança, alimentada por uma história que é indispensável para pensar o futuro.
Desta origem nasce um brasão para conversar com este novo mundo e levar o abraço de cada família cooperada até o consumidor. Quando animado, se transforma em uma composição familiar. O lettering que assina a marca traz letras mais arredondadas para levar o carinho e ajudar a tornar o mundo mais leve e mais feliz. É um abraço que aconchega.
Novas cores trazem uma paleta que transita pelo vinhedo, pelo produtor, pela história e pelos produtos, gerando experiências positivas para a comunidade. Isso tudo para que o consumidor possa viver este novo mundo com a Nova Aliança. A condução deste amplo trabalho de ressignificação da marca é liderado pela Agência Gringa. Esta é a primeira entrega de um complexo planejamento de mudanças que projeta muitas novidades daqui para a frente.