No dia 7 de julho, domingo, o Coro Juvenil do Moinho UCS promove a sexta edição do “Almoço e Concerto Beneficente”. A atividade será realizada no Salão da Igreja dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 189 – Bairro Rio Branco), em Caxias do Sul. O encontro já é uma tradição nas atividades do COJmo e vinha sendo realizado desde 2019, com algumas lacunas entre a pandemia e outros contextos, voltando agora para renovar a tradição da união de boa música e gastronomia farta.
Os ingressos já estão sendo vendidos pelos integrantes do coro e a programação visa buscar recursos para as atividades culturais neste ano jubilar dos dez anos do COjmo. O evento também irá marcar a estreia oficial dos novos integrantes do Coro do Moinho, que em 2024 conta com 34 integrantes. Uma moçada nova cheia de energia e pique, engajada e afinada musical e energeticamente.
O cardápio gastronômico será composto de macarrão com três tipos de molho: de tomate, branco e de frango, além de frango no espeto, salsichão, maionese de batatas, pão e saladas. E ainda tem de complemento café com biscoitos. Para os intolerantes a glúten haverá opção de massa sem glúten. Basta que seja informada tal necessidade na hora da compra dos ingressos, que estão sendo vendidos pelos integrantes do coro.
Já o cardápio musical terá no repertório A SALA TÁ CHEIA, Baião de Princesas do cancioneiro popular do Maranhão; ÓSÀGÍYÁN, de domínio público com adaptação de Teco Galati sobre arranjo de Mateus Sartori; TESTAMENTO, de Milton Nascimento e Nelson Angelo com arranjo também de Teco Galati; NOITE SEVERINA, de Pedro Luís e Lula Queiroga, arranjada igualmente por Teco Galati; LUA CHEIA, de Rosangela Macedo, com arranjo de Cris Ferronato e do COjmo; POC LI DENTE É TCHEU, de Nhelas Spencer , sob arranjo de Teco Galati; LATINOAMÉRICA | JANELA PARA O MUNDO, Calle 13, de Milton Nascimento e Fernando Brant, também arranjada por Teco Galati; e UMA REZA, UM LAMENTO, de Maurício Tizumba e o Congado Mineiro.
O Coro Juvenil do Moinho/UCS é um grupo independente, criado por sua regente e diretora artística Cristiane Ferronato. Desde 2013 investe numa prática coral multifacetada, oferecendo atividades gratuitas a jovens cantores que tenham entre 15 e 30 anos, com ou sem experiência vocal. Realiza ensaios regulares e oficinas de prática coral e de consciência de si sob uma abordagem interdisciplinar, visando potencializar sua ação como artistas/cantores.
Propõe repertório e arranjos pensados sob medida para o grupo, buscando afinar-se conceitual e musicalmente, e trabalhando com uma equipe de parceiros que instigam encontros e tonificam as qualidades da arte de cantar, ser e crescer.
Em 2023 comemorou seus 10 anos de existência, uma década marcada pela consolidação do grupo no cenário nacional do canto coral juvenil, e pela criação de espetáculos como Contrapontos e Moinho Nômade. Em 2024, prepara a terceira temporada do espetáculo Moinho Nômade, incluindo na agenda apresentação no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Reservas e informações podem ser obtidas pelo fone 54 99634-1404. A apresentação do coro será às 11h30min e o almoço será servido às 12h15min.
Coro Juvenil do Moinho UCS:
Regência e Direção Artística: Cristiane Ferronato
Piano: Julio César Sosnoski
Percussão: Giovane Bressan Albarello
Arte Gráfica: Paula Lix e Vini Agliardi
Elenco 2024
Sopranos: Bárbara Brito Sponga, Bárbara Cecília Marques Abreu, Caroline Piccoli, Larissa Vitória Waiss, Susiana Settim, Thamires Padilha Gomes de Gois.
Mezzo Sopranos: Ana Flávia Pieruccini, Caroline Nunes Pereira, Júlia Charão Ferraz, Monique Manoela Mano, Rebecca de Menezes Nascimento.
Contraltos: Anna Carolina Pasquali, Carolina Mantovani da Silva, Carolina Marques Becker Camargo, Glória Jussara Lima Duarte, Juliana Vieira, Juliana Viganó, Manuela Rettore, Marina Benites De Conto.
Tenores: Eduardo Barcarol dos Santos, Felipe Guaragni Dalbosco, Guilherme Andreola, Lucas Luna, Matheus Caregnato Sacchet, Pablo Heitor Gubert Michelon, Theo Wendt Bartz, Vitor Lima Duarte.
Barítonos/Baixos: Eduardo Gonçalves, Eduardo Silvestre Soares, Diego Rossa Fonseca da Silva, Maria Lilith da Cruz da Silva, Mateus Pires Cunegatto, Renato Samuel de Jesus de Oliveira, Vinícius do Nascimento Bueno.