Integrantes do Coro Sênior Municipal, uma iniciativa inédita da Unidade de Música de Caxias do Sul, realizaram seu primeiro encontro na terça-feira (02). A aula marcou o início das atividades do grupo com 47 inscritos de mais de 60 anos. O projeto, que não oferece remuneração aos participantes, visa à manutenção da qualidade de vida por meio do canto. Os encontros acontecem no Centro de Cultura Ordovás.
Mais do que um grupo musical, o Coro Sênior se configura como um espaço de interação social, descoberta de novos talentos e promoção da saúde física e mental. Além disso, o convívio social proporcionado contribui para evitar a solidão e o isolamento, promovendo o bem-estar e a autoestima.
O maestro responsável pelo coro, Artur Stockmans, orientou os alunos em exercícios vocais e na interpretação, criando um ambiente leve e descontraído. “É muito legal que a gente consiga abrir esse novo espaço, um espaço não só de aprendizagem, mas de trocas também. Para o canto, o que é necessário é vontade, e isso os participantes já demonstraram que têm de sobra”, comentou.
Uma das inscritas, Glória Daltoé Emanuel, 73 anos, revelou que o canto é uma vontade sua desde a juventude. “Participar de aulas de canto sempre foi um desejo meu. Mas, na minha época, as mulheres eram desencorajadas. Mesmo assim, essa vontade de cantar pulsava dentro de mim. Se vou me sair bem, não sei. Mas estou realizando uma vontade”, conta.