No sábado (26) foi realizado o baile comemorativo aos 65 anos da Companhia Especial de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves.
O evento realizado na Fundaparque teve renda revertida para a Liga de Combate ao Câncer. Participaram o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Cesar Eduardo Bonfanti, Comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Julimar Fortes Pinheiro, Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, Prefeito de Boa Vista do Sul, Aloisio Rissi, ex-comandantes, empresários, soldados e familiares.
Durante o evento foi realizada uma homenagem aos bombeiros mortos em serviço no Rio de Janeiro, durante uma ocorrência de combate a incêndio. “Meu pronunciamento será breve, mas de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho realizado por essa corporação e por todos que fazem parte desta história”, destacou o comandante Major Márcio Müller Batista.
A noite também contou com homenagens para pessoas que contribuíram com a história da corporação. Entre eles os ex-comandantes, 3º Sargento da Reserva Esperidião Lopes Pereira, militar com maior tempo de serviço, 2º sargento Rudimar Jorge, servidor Municipal mais antigo em atividade, Ariovaldo Schneiders, Presidente da Liga de Combate ao câncer, Maria Lúcia Severo, presidente do CIC e Elton Paulo Gialdi.
Em seu pronunciamento o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel César Eduardo Bonfanti destacou que Bento Gonçalves é referência para corporação. “Este é um momento especial, que representa o reconhecimento do trabalho realizado por esta corporação. Agradeço a parceria da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros, fundamentais para que o batalhão seja estruturado. Tornando a cidade referência para o Corpo de Bombeiros militar, com equipamentos modernos, conhecimento técnico e um Centro de Treinamento que recebe bombeiros de todo mundo”.
O Município conta com Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUMREBOM). O Corpo de Bombeiros atende 27 Municípios e conta com um efetivo de 38 bombeiros. Durante o ano são realizados em média 1.300 atendimentos.
Centro de Treinamento
Em um esforço conjunto com a Administração Municipal, o Centro foi inaugurado em 2016, e tornou Bento como referência para municípios da região como um espaço destinado ao aprimoramento técnico-profissional de militares. A obra foi custeada com recursos oriundos do Fumrebom, pioneiro no Estado, que tem por objetivo oferecer aparelhagem de ponta para a corporação.
Localizada no bairro Salgado, a estrutura possui 420 m² e está inserida em uma área total de quatro mil metros. O espaço conta com salas de aula, alojamento, banheiros, refeitório, vestiários e garagem, tendo capacidade para hospedar 40 pessoas.
O empreendimento dispõe ainda de: um canil com capacidade para seis cães, que realizam busca e resgate em área rural e urbana, uma torre de treinamento de salvamento em altura, um espaço para prática de combate ao fogo, casa de fumaça disponível para orientar a comunidade sobre como agir em incêndios em locais fechado, e túneis subterrâneos para treinamento de salvamento em espaço confinado.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Emanuela Nicola / Divulgação