Em 29 de agosto de 1957 era fundado o CTG Laço Velho, tendo como primeiro patrão Homero Borges Vieira. De lá para cá, o espaço constituiu-se como um dos maiores símbolos tradicionalistas de Bento Gonçalves e região, fomentando e difundindo ações e atividades, saberes e fazeres da cultura gaúcha. Um trabalho feito de geração em geração.
Toda essa trajetória está agora impressa no livro CTG Laço Velho – 65 de anos de história, que foi lançado na quarta-feira (21), na própria entidade. A obra foi escrita a quatro mãos por Cristian Bernich e Uelinton Canedo e conta com capítulos como: Alguns depoimentos e lembranças, Memórias autorais, Quase-lendas do CTG, além de histórico, palavra da gestão pública, entre outros.
O escritor Cristian Bernich relata sobre a jornada. “Foi um trabalho muito gratificante. Quero ressaltar a importância das políticas públicas para a cultura. E esse livro é um exemplo. A cultura é a base de tudo. E fazer essa pesquisa me mostrou que o CTG Laço Velho é um exemplo”.
O Patrão do CTG Laço Velho Sergio de Toni destacou que a obra faz “refletir sobre a trajetória do CTG Laço Velho, desde a sua fundação até os dias atuais. Também o livro valoriza as pessoas para não perder as histórias. Foram realizadas entrevistas com os fundadores da entidade, pessoas que contribuíram para o crescimento dela. O objetivo do livro é de manter viva a memória. Registrar as vivências dos fundadores para as futuras pesquisas relativas ao tradicionalismo de Bento Gonçalves, da região e do estado”.
Para adquirir o livro CTG Laço Velho – 65 de anos de história, é preciso entrar em contato pelo telefone de WhatsApp (54) 99959.1155 ou pelo número (54) 3452.3586.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura