Nos dias 23, 24 e 25 de novembro Caxias do Sul irá receber o evento Desafio 48H de Inovação, evento organizado pela Focco Sistemas de Gestão, juntamente com o Trino Polo e a Aceleradora Speedfy, que possui a missão de fomentar o ecossistema de inovação de Caxias do Sul por meio de uma imersão, onde empreendedores, designers, publicitários e desenvolvedores unem-se para compartilhar ideias.

Essa edição do Desafio 48H de Inovação tem o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções IOT na Serra Gaúcha e tendo como temáticas a Indústria, o Varejo e a Segurança da Informação. Para isso serão lançados desafios de utilização do conceito de IoT (Internet das Coisas), utilizando preferencialmente a tecnologia LoRa®, que será apresentada no início da programação.

Pedro Celso Ferreira, Business Owner da Focco Sistemas de Gestão, acredita que este conceito é de extrema importância para o setor industrial local, visto que que é um dos pilares da Indústria 4.0. “A Internet das Coisas (IoT), surge como a ideia de conectar qualquer dispositivo que gere informações e possa se conectar a um serviço de cloud. Pode ser usado em qualquer setor da indústria, por exemplo, para gerenciar ativos e analisar tendências de manutenção. A digitalização dos processos e toda a cadeia produtiva da indústria é a base da Indústria 4.0. Por meio da IoT é possível planejar, controlar e rastrear a produção, tanto por simulação digital, quanto por virtualização, ganhando tempo de tomada de decisões e redução de custos”, explica.

Já para Thiarlei Macedo, presidente da Trino Polo, esta é uma oportunidade de fomentar a inovação comunidade da Serra Gaúcha. “O Desafio 48h de Inovação é um marco para a região, inserindo a comunidade em uma nova fase onde a “internet das coisas” estará mais presente nos negócios e na vida diária das pessoas”.

O Desafio 48H de Inovação será realizado no Senai Mecatrônica e irá contar com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores e investidores. Para essa edição está prevista a participação de mais de 150 pessoas, entre participantes e organização, porém, estima-se que mais de 10 mil pessoas serão impactadas com o evento.

Como funciona:
Em 48 horas (um final de semana), os participantes irão criar startups com mentoria de profissionais das mais diversas áreas, passando pela a ideação do projeto, validação de hipóteses e a criação de um MVP (mínimo produto viável). E no último dia irão apresentar para uma banca de investidores a evolução de todo o final de semana.

Serviço:
Desafio 48H de Inovação
Data: 23,24 e 25 de novembro de 2018.
Local: SENAI Mecatrônica – Caxias do Sul
Horário: Sexta-feira: das 19h às 22h
Sábado e domingo: das 9h às 21h
As inscrições devem ser realizadas pelo site: https://www.sympla.com.br/desafio-48h-de-inovacao__384013

Fonte: Focco Sistemas de Gestão / Foto: Divulgação