A noite desta quarta-feira (21) reserva um momento muito especial para quem gosta de uma programação diferenciada em Caxias do Sul. Com a 34ª Festa Nacional da Uva, a cidade se torna um ponto atrativo, inclusive, todos os caminhos levam o público a acompanhar mais um Desfile Cênico, que remete aos antepassados, exalta os trabalhadores caxienses e desperta o encanto do que a Festa da Uva representa para a comunidade. Nesta quarta o desfile pode ser acompanhado na rua Sinimbu, a partir das 20h.
Há décadas, a Festa da Uva tem sido uma tradição que evoluiu ao longo do tempo, passando de um desfile de carros para uma produção mais sofisticada, incluindo alegorias, coreografias, iluminação cênica, e muito mais. Neste ano, o desfile, que conta com aproximadamente 1,3 mil artistas e figurantes, foi dividido em três quadros distintos: “Cucagna ndove se Sogna”, “Cucagna ndove se Manga”, e “Cucagna ndove se fà Festa”.
Ingressos para as arquibancadas
Para assistir aos desfiles, o público tem duas opções: arquibancadas, com ingressos a R$ 40 (inteira) ou R$ 20 (meia-entrada) por pessoa, adquiridos no site da Festa da Uva, ou a opção gratuita de acompanhar os eventos ao longo da Rua Sinimbu. A organização sugere que o público leve bancos ou cadeiras de praia para maior conforto.
Acessibilidade: o acesso nas arquibancadas também tem espaço reservado para público PCD.
Bloqueios de trânsito
Os bloqueios na região central da cidade iniciam a partir das 14h, em ambos os lados das ruas Dr. Montaury, Do Guia Lopes, Andrade Neves e Pedro Tomasi, nos trechos entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua Os Dezoito do Forte. A partir das 16h, começam os bloqueios na rua Sinimbu, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval. Será obrigatória a conversão à esquerda, através da rua Visconde de Pelotas. A Fiscalização de Trânsito também bloqueia a rua Sinimbu, entre as ruas Alfredo Chaves e Pedro Tomasi, a partir das 17h. O bloqueio abrange as vias transversais, cujos espaços se tornarão áreas de concentração de figurantes e demais envolvidos nos espetáculos.
Por fim, a partir das 18h, haverá o bloqueio total da rua Sinimbu e das ruas transversais entre as vias Visconde de Pelotas e Pedro Tomasi. O transporte coletivo será desviado, convertendo na Visconde de Pelotas e retornando à Sinimbu por meio da rua Vereador Mário Pezzi.