O designer gaúcho Tiago Braga participa com a sua marca Oiamo Design na Paris Design Week 2023 durante a Semana de Design de Paris, que acontece em paralelo à feira Maison & Objet. A convite do “bref, design art”, projeto nômade com sede em Paris que promove arte contemporânea e design colecionável, juntamente com a galeria brasileira de design Herança Cultural, o designer estreia na exposição “Collector’s House”, entre os dias 07 e 10 de setembro, que será realizada no icônico endereço 14/16 Rue du Faubourg Saint Honoré, em Paris, na França.
Idealizada em 2019 pelo designer Tiago Braga, a marca Oiamo Design é um ateliê localizado no Rio Grande do Sul, cujo foco é mapear e revitalizar a memória das comunidades originárias do extremo sul brasileiro. Com um profundo senso de identidade, a Oiamo resgata técnicas ancestrais e preserva as tradições da lã artesanal gaúcha. O design ancestral da marca valoriza a materialidade natural e orgânica, enriquecida pelo saber fazer manual. O resultado é uma experiência estética e sensorial que celebra a herança cultural da região meridional brasileira.
Em sua participação na Paris Design Week 2023, o designer apresentará o Banco Achego e a Luminária Hornero, objetos desenvolvidos em parceria com o coletivo de artesãs da Associação Ladrilã para o Projeto Raiz. Com uma abordagem pluralista e inclusiva, o projeto coletivo engaja mulheres artesãs e pequenos produtores locais, em conexões criativas manifestadas nas expressões artísticas das coleções, explorando a versatilidade da matéria-prima de forma sustentável e inovadora para confecção de artefatos culturais que resgatam e atualizam o saber-fazer da lã artesanal gaúcha. A iniciativa exalta a energia ancestral das mulheres dos Pampas, artesãs que tecem com uma existência feminina, assim como faziam suas avós, tanto no poder como no remanso, na profissão de parteira, na cura através da magia e nas lidas em “las casas”, nesta importante zona de fronteira.
Como agente catalisador para o desenvolvimento sustentável, a Oiamo estimula a cadeia produtiva e impulsiona a economia local. Como resultado, a marca foi nomeada oficialmente pelo comitê Global Sustainable Association (GSA) para o Kyoto Global Design Awards 2023, na categoria “Best 100”, além de conquistar o Prêmio de Design Bornancini de Design 2022 na categoria Impacto Econômico e Cultural.