A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) por meio do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, promove celebração alusiva ao Dia Mundial da Cultura e da Paz. O evento acontece no dia 25 de julho, iniciando às 9h, com cerimônia ao ar livre. Após a solenidade e hasteamento da bandeira, o público poderá participar de um encontro com Stéfani Chaves Bicca, Terapêutica Holística e Facilitadora da lei do tempo; e Mariana Dosso Valsecchi, terapeuta, estudante do Sincronário há 20 anos e facilitadora de vivências xamânicas.
O Dia Mundial da Cultura e da Paz foi proposto pelo russo Nicholas Roerich, e tem como símbolo a Bandeira da Paz, também idealizada por ele como protetora das instituições culturais, educacionais, científicas, e de todos os monumentos históricos mundiais. Durante a solenidade, será feito o hasteamento da bandeira alusiva à data, e uma homenagem a Márcia Grisa Paim, pelo papel desempenhado em diversas áreas da comunidade caxiense.
Márcia é uma importante figura na cena do entretenimento de Caxias do Sul. Com anos de experiência na área, dedicou-se durante a pandemia para ajudar a todos os profissionais de um dos setores que mais sofreu com as restrições ocasionadas pelo COVID-19. Em 2020 e 2021 realizou lives nas redes sociais para adquirir doações, organizou drive–throughs para arrecadação de alimentos, medicamentos e produtos de higiene, na busca de oferecer algum alento para os artistas e profissionais do ramo.
Atualmente promove o “Projeto Schroeber”, em que realiza distribuição de alimentos e vestuário para moradores de rua, também participa do Brechó Elo do Bem, que trabalha na arrecadação de fundos para campanhas da Secretaria Municipal da Saúde (SMC) e na compra de cestas básicas.
A data foi incluída no calendário do município em 2009, após proposição do Projeto de Lei nº 157/2009, e é celebrada no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás desde 2008, devido à conexão do tema com as atividades promovidas pelo espaço.