No primeiro domingo de junho é comemorado o Dia Nacional do Vinho. O projeto de lei que institucionalizou o Dia Nacional do Vinho é de 2008, mas somente no ano de 2015 é que o requerimento à publicação foi encaminhado por um senador. Apenas em 2017 o projeto foi aprovado e a data entrou de vez para o calendário. Neste ano de 2023, a data é comemorada neste domingo, 04 de junho.
A ideia da data é valorizar a produção da bebida no Brasil. Cada vez mais o vinho tem conquistado o paladar dos brasileiros. De acordo com os dados divulgados pela empresa de inteligência de mercado, Horus, as vendas de vinhos nos supermercados registraram crescimento de 17,7% no segundo semestre de 2022 em relação aos primeiros seis meses de 2021.
Confira algumas dicas para tornar a experiência de saborear a bebida ainda mais interessante:
– Atenção com a rolha
Sim, apesar de passar despercebida muitas vezes, a rolha pode ser uma pista para descobrir se o vinho está em boas condições ou não. Sendo assim, é importante dar uma olhada para saber se ela está deteriorada ou um pouco frouxa, pois isso são indícios de que o vinho pode estar defeituoso.
– Temperatura do vinho
O consumidor é livre e pode apreciar o vinho na temperatura que ele quiser, porém, cada vinho possui em sua embalagem uma indicação de temperatura que ele deve ser consumido. Como cada tipo de vinho possui suas particularidades e características, seguindo a temperatura indicada na garrafa, o consumidor consegue sentir cada detalhe e apreciar a bebida de uma forma muito mais agradável.
– Não tenha medo de experimentar
Existe uma infinidade de tipos de vinho. Sendo assim, se permitir experimentar os diferentes tipos da bebida é uma forma de encontrar o vinho ideal. É importante também não julgar um vinho pelo país em que ele foi produzido ou então pelo preço, pois nem sempre o mais caro ou com a garrafa mais robusta é o melhor.
– Explore o universo dos vinhos através de viagens e passeios
Para quem quer conhecer melhor os tipos de vinhos e assuntos relacionados, uma dica é investir em enoturismo, que são passeios em vinícolas. Além de ser uma forma leve e fácil de descobrir mais sobre o processo de produção da bebida, muitos locais oferecem até refeições para serem apreciadas acompanhadas de uma taça de vinho.
– Girar a taça antes de beber
Muita gente já viu alguém girando a taça e cheirando o vinho antes de beber. Essa técnica permite constatar se existe algum aroma estranho antes de dar um gole no vinho e também sentir quais são os aromas presentes na bebida. Isso acaba até sendo uma forma de o consumidor descobrir qual é o estilo que ele mais curte, se é um aroma mais frutado ou amadeirado.