O inventor do Flyboard, Franky Zapata, revelou seu mais novo projeto, uma máquina voadora pessoal, ou um helicóptero no qual só cabe o motorista. Ele se chamará Airscooter e vai chegar a 100 km/h, atingindo cerca de 9.800 pés (2.900 m) de altitude.
Zapata também afirmou que qualquer pessoa que passar por um treinamento básico irá conseguir pilotar o veículo, que mais parece um ovo com hélices, devido ao estranho formato de seu cockpit.
No entanto, em uma época em que a preservação ambiental e uma menor emissão de gases poluentes é de extrema necessidade, o Airscooter vai na contramão. Ele, assim como caminhões e motos, utiliza combustíveis fósseis para se locomover, ou seja, é como um carro de passeio no ar.
Imagens dos projetos da nova invenção foram divulgadas pela Zapata, mas a empresa disse que o Airscooter ainda está em processo de aperfeiçoamento e construção.
“Esse veículo é o primeiro passo que nos levará a uma nova era de mobilidade. É significativo para o transporte aéreo de passageiros, que pretendemos fornecer nos próximos anos”, afirmou o inventor.
No sistema regulatório dos EUA, o Airscooter pertence à categoria de veículos da Parte 103, também conhecida como Ultralight, que não requer certificado de voo ou licença de piloto para operar.
De acordo com a companhia, a aeronave consegue fazer decolagens e pousos verticalmente além de decolar diretamente no ar, reduzindo a necessidade de espaço na pista. É um elétrico híbrido, o que significa que usa uma mistura de combustível e energia elétrica para mover seus seis motores.
O veículo consegue realizar voos de até duas horas, autonomia maior do que qualquer outro veículo dessa categoria. Ele pesa apenas 115 kg, tornando-o muito ágil e leve.
Para pilotá-lo, o condutor utilizará dois joysticks, ao estilo de controles de videogames, que facilitam o manuseio para qualquer um.
Mesmo que o veículo tenha sido projetado para ser uma alternativa para escapar do trânsito das ruas e avenidas, Zapata disse que não irá comercializar seu produto. Sua utilização ficará restrita aos interessados em alugar o aparelho para voos de cerca de 40 minutos.
A companhia, que tem sua sede localizada na cidade de Châteauneuf-les-Martigues, no sul da França, está planejando fazer do lançamento algo mundial.
Fonte: Surgiu