Imagem: O Quintal do Totó/Gio e Doug/Reprodução

“Tive uma infância livre para brincar, pular e correr em meio à natureza. Um quintal de árvores, animais e de gente para brincar comigo”. As experiências ao ar livre fizeram parte da infância do escritor Delcio Agliardi, natural de Machadinho (RS) e radicado desde a juventude em Caxias do Sul, onde foi patrono da Feira do Livro em 2019. Não por acaso, é neste respiro de natureza ao redor de casa que se passa a história de seu novo livro infantil. “O Quintal do Totó” (Elos do Conto, 32 páginas) tem sessão de lançamento neste sábado (24/09), às 15h30, na UCS Livraria.

A obra busca conectar narrativas cotidianas que habitam as infâncias, um convite para que leitores de todas as idades apreciem nossa casa comum: o quintal, um lugar não determinado. Na história de Agliardi, Totó é o cãozinho de Cristina, uma menina apaixonada por bichos e pela natureza. Cabe ao querido mascote a tarefa de proteger seus amiguinhos de uma confusão armada pelo lagarto-do-papo-amarelo.

“A interdependência da vida pede que sejamos mais cuidadosos com os animais, com as plantas e com as pessoas, é claro. Por isso, uma tentativa de chamar atenção para a nossa casa comum, para o cuidado. O lagarto-do-papo-amarelo, por exemplo, tido como um predador que impõe medo, não recebe esse tratamento no livro, ele faz parte do ambiente”, reflete o autor.

Publicada pela editora Elos do Conto, a obra contou com revisão da também escritora Helô Bacichette. Já as ilustrações e o projeto gráfico, assinados pela dupla Gio e Doug, buscam dialogar com o texto, oferecendo uma leitura complementar. “A pintura foi feita em aquarela e depois finalizada em caneta nanquim e lápis de cor. Todas são técnicas analógicas, que adoramos trabalhar e praticamente dão textura ao livro. Foi um trabalho muito divertido de fazer, porque a história é gostosa, os personagens são lúdicos e tem muita aventura”, contam os ilustradores, que já trabalharam com Delcio em “A coruja de pernas tortas” (Elos do Conto, 2019).

A sessão de autógrafos de “O Quintal do Totó” também terá, como parte da programação, momentos de contação de histórias com a educadora Gica Conta. Após o lançamento, o livro ficará à venda na UCS Livraria e na Do Arco da Velha, por R$ 45. Em outubro, a obra também será autografada na 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul. O evento está marcado para o Dia das Crianças (12/10), às 17h, no Espaço de Autógrafos 2. Conforme o autor, a obra também será levada para trabalhos em escolas e centros sociais.

Delcio Agliardi

Doutor em Letras, com estágio de investigação doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e mestre em Educação. É membro da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) e vice-presidente da Associação Criança Feliz. Atua como professor da Área do Conhecimento de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul. É autor dos livros “Duetto Poético” (Tomo, 2015), “Rotas do Imaginário” (Liddo, 2018), “A coruja de pernas tortas” (Elos do Conto, 2019), “A caixa dourada” (Chiado Books, 2019) e “Converso: poesia para a infância” (Elos do Conto, 2020).

Imagem Capa/Gio e Doug/Reprodução

Ficha técnica
:: Texto: Delcio Agliardi
:: Capa, ilustrações e projeto gráfico: Gio e Doug
:: Revisão: Helô Bacichette
:: Editora: Elos do Conto
:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

Serviço
O que: lançamento do livro “O Quintal do Totó”, de Delcio Agliardi.
Quando: neste sábado (24/09), das 15h30 às 17h.
Onde: UCS Livraria, no Centro de Convivência do Campus-Sede da UCS (Rua Francisco Getúlio Vargas, nº 1130), em Caxias do Sul.
Quanto: livro à venda no local por R$ 45.