Em outubro, mês que celebra o Dia das Crianças, a escritora Cléo Busatto embarca para a Itália com o livro recém-lançado no Brasil “Um lago, um menino e a lua”, uma narrativa que envolve laços de amizade, determinação e aventura e inclui ilustrações de Mari Ines Piekas. Essa história do menino e da lua será contada pela própria autora para brasileiros ou descendentes que residam em Vadobbiadene, Regio Emilia, Verona e Florença. A escritora começa a turnê no dia 13 de outubro, em Vadobbiadene, e encerra no dia 22 de outubro em Florença.
Finalista do Jabuti em 2016, com mais de 35 títulos publicados e aproximadamente 350 mil exemplares vendidos, a autora possui reconhecimento internacional pelos programas educativo-culturais que ensinam o português como língua de herança. Com esta circulação a autora dá segmento às ações desenvolvidas nos anos de 2017, 2018, 2019 com o projeto “Literatura, a língua que nos une”.
Para Cléo, ler e contar histórias em português partilha sonoridades, ritmos, olhares e crenças, e apresenta o acervo mítico de narrativas que encantaram os pais e avós dos novos falantes.
Autora finalista ao Jabuti, Cléo Busatto apresenta em seu novo livro uma história de afeto, coragem e curiosidade. Esta é a história de um menino que morava em um vilarejo e sonhava em dar a volta no lago em frente à sua casa coloca a fantasia do leitor para trabalhar. O personagem decide pegar a mochila, algumas balas de banana – seu sabor preferido – uma gaita de boca, cujo talento para tocar herdou do nonno, um pouco de coragem e sai para realizar este sonho. Enquanto caminha pelo lago, os jovens leitores conhecem a família, os amigos, as memórias e os sentimentos do menino.
Com ilustrações de Mari Ines Piekas, o livro foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. Conta ainda com apoio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná, patrocínio da Copel, do Grupo Potencial e realização da CLB Produções.
Sobre a autora:
Cléo Busatto é uma artista da palavra, com mais de 35 obras lançadas que venderam em torno de 350 mil exemplares. Mediadora de leitura, a escritora contou histórias para mais de 150 mil pessoas em 263 municípios do Brasil e exterior, formando em torno de 80 mil pessoas em oficinas e palestras de narração oral, leitura e literatura. Com obras indicadas e premiadas, foi finalista do Prêmio Jabuti em 2016 com o livro “A fofa do terceiro andar”, selecionado ao PNLD 2020 Literatura. O trabalho de Cléo Busatto também tem reconhecimento internacional por meio de programas educativo-culturais que ensinam o português como língua de herança.