A escritora caxiense Vivi Costa, autora da série literária Primum – O Primeiro Livro do Mundo, será patrona da Feira do Livro de Nova Petrópolis, que ocorre de 18 a 22 de outubro. O convite foi feito na quarta-feira (02/08), durante um bate-papo com estudantes do município – ação que integra o projeto cultural Livro Que Te Quero Ao Vivo. A ação ocorreu no Plenarinho ACINP, para mais de 350 crianças.
O convite foi recebido das mãos do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Wolf, juntamente com a secretária da Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Leal, e representantes das áreas de cultura, pedagógico e biblioteca. Para Vivi, que fará sua estreia como patrona, ter esse reconhecimento é uma honra. “Feira do livro é um sinal de resistência diante de tantas notícias ruins que acontecem. Onde tem feira do livro, sabemos que há sementes boas sendo plantadas. É honroso e me sinto no compromisso de fazer o melhor possível para que o livro e a leitura sejam os protagonistas desse evento”, declara.
Todas as escolas de Nova Petrópolis receberam kits com os livros da série em abril. Os professores, por sua vez, receberam oficinas de mediação literária, sendo capacitados para trabalhar as obras em sala de aula. Cerca de 3 mil estudantes tiveram acesso às histórias e a atividades relacionadas a elas.
Na atividade desta quarta-feira, os alunos puderam conversar com a escritora e conhecer os personagens. Trabalhos feitos por eles estiveram expostos. Na quinta-feira (03/08), haverá duas apresentações do espetáculo teatral A Magia do Livro, baseado na série, com apresentação exclusiva para escolas, no mesmo local.
Livro Que Te Quero Ao Vivo
O projeto cultural contempla a série literária Primum, além do espetáculo teatral A Magia do Livro e do filme Primum – O Grande Livro Mágico, lançado em junho. Os livros que contam as aventuras dos feiticeiros Carmina e Magnus, que precisam viajar para vários países após terem acidentalmente destruído o Primum e espalhado seus pedaços pela Terra. Nessa jornada, contarão com a sabedoria dos amigos e precisarão fugir das artimanhas do vilão Málik. É um convite para os estudantes viajarem pelos cinco continentes, conhecendo diversas culturas e valorizando a importância dos livros e das amizades.
Todos os produtos relacionados ao projeto são acessíveis: os livros têm versão com audiodescrição, o teatro tem intérprete de LIBRAS e o filme tem versão com audiodescrição e legendas adaptadas. O projeto cultural segue uma agenda de ações em diversos municípios gaúchos.