Foto: Divulgação/Crédito Giovani Boff

Um dos espetáculos mais icônicos do Grupo Ueba Produtos Notáveis, a peça teatral “As Aventuras do Fusca à Vela” está completando 10 anos de estrada. A montagem já conquistou o público em diversos festivais de teatro ao redor do Brasil, com passagens por oito estados, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Ceará, além de ter percorrido mais de uma centena de cidades no Rio Grande do Sul.

Para celebrar os 10 anos dessa peça icônica que continua sendo muito demandada e apreciada pelo público, o Grupo Ueba preparou cinco apresentações de rua gratuitas para a comunidade de Caxias do Sul, além de três apresentações em escolas públicas da cidade para levar arte e cultura também aos alunos da rede pública municipal.

O circuito começa no próximo sábado, dia 18 de janeiro, com apresentação às 17h, no Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano), e segue no domingo (19), também às 17h, na Feira Maesa Cultural (Rua Plácido de Castro, bairro Exposição).

As outras exibições estão agendadas para 26 de janeiro (domingo), às 17h, no estacionamento da Universidade de Caxias do Sul (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, bairro Petrópolis), 30 de janeiro (quinta-feira), às 17h, na Praça Dante Alighieri (Rua Sinimbu, s/n, Centro, Caxias do Sul), finalizando no dia 1º de fevereiro (sábado), às 17h, no Parque Getúlio Vargas/dos Macaquinhos (Rua Dr. Montaury, s/n, bairro Exposição, Caxias do Sul). Todas as apresentações são gratuitas, abertas à comunidade e direcionadas ao público de todas as idades.

A peça “As Aventuras do Fusca a Vela” traz a narrativa de um jovem que encontra em um ferro velho uma figura muito interessante, um senhor que diz ser o sobrevivente do Pequod, o legendário navio baleeiro que tentou caçar Moby Dick. Ele acaba embarcando na imaginação do capitão e parte, junto com o público, a navegar em águas tempestuosas atrás da baleia.

Com uma abordagem criativa e inovadora, o espetáculo utiliza figurinos e adereços que provocam o inusitado, levando o público a uma jornada imaginativa. No enredo, o Fusca, em sua transformação, deixa de ser um simples veículo terrestre e se transforma em um barco à vela, ou mais especificamente, um “fusca à vela”, tripulado por piratas. Essa metamorfose provoca uma experiência visual e emocional que instiga o público a embarcar em uma viagem simbólica com os marujos rumo ao mar, explorando a fantasia e o imaginário coletivo.

Toda a narrativa acontece em torno do também icônico e legendário Fusca. A peça teve participação, inclusive, em um documentário da Globo News, feito em 2019 em comemoração aos 60 anos do Fusca no Brasil, destacando a relevância do espetáculo que traz o Fusca como protagonista na celebração e preservação da história automotiva e cultural brasileira.

“O projeto de circulação dessa peça que celebra 10 anos no repertório do Grupo Ueba tem como objetivo oportunizar à comunidade momentos de integração cultural e lazer em espaços de convivência de forma gratuita, aproveitando o período de verão para ofertar apresentações de um dos espetáculos gaúchos de maior notoriedade no cenário cultural do RS e nacional”, afirmam os fundadores do Grupo Ueba, Jonas Piccoli e Aline Zilli.

Além das apresentações de rua e nas escolas públicas, o projeto contempla a distribuição de 30 livros “As Aventuras do Fusca à Vela”, de autoria de Jonas Piccoli, para utilização em espaços ou programas de estímulo à leitura pela Prefeitura de Caxias do Sul, e também a produção de um minidocumentário do circuito, com depoimentos e imagens das apresentações, como forma de perpetuar a ação e ampliar o acesso do público. O material será disponibilizado gratuitamente no Youtube. O projeto é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (LIC).

SERVIÇO

O QUÊ: 10 anos do espetáculo teatral As Aventuras do Fusca à Vela, do Grupo Ueba Produtos Notáveis
ENTRADA: Gratuita
REALIZAÇÃO: Grupo Ueba Produtos Notáveis
FINANCIAMENTO: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (LIC)
APOIO CULTURAL: Fundação Marcopolo, Instituto Elisabetha Randon e Randoncorp
INFORMAÇÕES: site do Grupo Ueba

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES:

18 de janeiro, às 17h – Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)

19 de janeiro, às 17h – Feira Maesa Cultural (Rua Plácido de Castro, bairro Exposição, Caxias do Sul)

26 de janeiro, às 17h – Estacionamento da UCS (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, bairro Petrópolis, Caxias do Sul)

30 de janeiro, às 17h – Praça Dante Alighieri (Rua Sinimbu, s/n, Centro, Caxias do Sul)

1º de fevereiro, às 17h – Parque Getúlio Vargas/dos Macaquinhos (Rua Dr. Montaury, s/n, bairro Exposição, Caxias do Sul)

*Em caso de chuva, os espetáculos de rua serão reagendados. Informações serão divulgadas nas redes sociais do grupo.

Sobre o Grupo UEBA
Fundado há 20 anos por Aline Zilli e Jonas Piccoli, o Grupo Ueba Produtos Notáveis é reconhecido pelas produções teatrais inovadoras, com contribuição significativa para a cena cultural da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul. Além do destaque reconhecido e premiado no teatro, com peças de produção autoral que já circularam por todas as regiões do Brasil e também em outros países, o grupo tem incursão na literatura e no cinema. Há 10 anos, o Grupo Ueba ocupa as instalações do Centro Cultural Moinho da Cascata, um edifício histórico do patrimônio cultural de Caxias do Sul que foi tombado e revitalizado, combinando tradição e modernidade em meio à natureza e próximo da área urbana. O espaço permanece aberto ao público aos finais de semana, das 14h às 19h, contando com cafeteria, biblioteca infantil e infantojuvenil, área de jogos de tabuleiro, sala de exposição, espaço garden com área pet friendly, acessibilidade e inclusividade, além, é claro, do tradicional espaço destinado às artes cênicas.